O CIMO (Centro de Investigação de Montanha) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), integrado na rede de investigação portuguesa coordenada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), tem vindo a desenvolver um intenso trabalho de investigação sobre a bactéria Xyllella fastiosa , tendo participado no projeto XF-Actor como sócio responsável pelas tarefas relacionadas com a identificação de vetores e potenciais vetores de Xylella fastidiosa e seus métodos de controlo.
Este trabalho mostrou a necessidade urgente de um formação sobre Identificação, bioecologia e gestão de insetos vetores de Xylella fastidiosa . Esta é a razão pela qual o IPB decidiu organizar um curso on-line gratuito sobre este tema, com o apoio do Conselho Oleícola Internacional.
O curso acontecerá nos dias 17 e 18 de abril de 2023 e visa capacitar técnicos dos Ministérios da Agricultura, associações de agricultores e pesquisadores com conhecimento suficiente para identificar e monitorizar aspetos da biologia do vetor, detalhando informações atualizadas na área de entomologia e fitopatologia, em sistemática, bioecologia, comportamento, transmissão e maneio de vetores de Xylella fastidiosa .
Este curso está aberto a participantes de diferentes nacionalidades e será ministrado simultaneamente em português, espanhol e inglês.
O programa detalhado pode ser consultado AQUI.
Se você tem interesse em participar, inscreva-se, clicando AQUI.
Uma sessão prática independente presencial, também de acesso livre, acontecerá nos dias 20 e 21 de abril de 2023 (Clique AQUI para se inscrever).
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.