No contexto do projeto ForestWatch, o Centro PINUS e a ZERO lançam a campanha “Cidadãos por uma Floresta Ativa em 2023” que convida os portugueses a enviar um postal de natal ao Primeiro-Ministro pedindo mais empenho político pela gestão da floresta. Aproveitando a quadra natalícia, esta campanha ambiciona ser um momento de ligação do cidadão à floresta com uma ação efetiva que requer apenas 30 segundos. A partir deste link, cada cidadão encontra um formulário simples para o envio do postal de Boas Festas que solicita a António Costa que ajude os pequenos proprietários a gerir a floresta em 2023.
Num comunicado conjunto, a ZERO e o Centro PINUS recordam a inadequação dos apoios públicos à pequena propriedade, uma vez que o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) aprovado em 2022 continuará a excluir os pequenos proprietários. Estas organizações colocam assim grande expectativa no Vale Floresta para dar resposta a esta lacuna. Alertam, ainda, para o facto de as entidades gestoras das Áreas Integradas para a Gestão da Paisagem (AIGP) aguardarem há meses esclarecimentos do Governo que consideram indispensáveis para levarem a gestão ao terreno.
Com esta ação dirigida à sociedade, a ZERO e o Centro PINUS relembram os cidadãos da importância de monitorizar as políticas previstas e para o poder que uma sociedade informada pode ter sobre a concretização destas.
Participe nesta camanha através deste link e partilhando-o já com os seus familiares e amigos com a sua rede de contactos através das redes sociais da ZERO e do Centro PINUS.
Artigo publicado originalmente em Centro PINUS.