Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Incêndios: 3.400 pedidos de agricultores estão a ser pagos desde início do mês – Governo

    Eucalipto

    PAN e Livre acusam Governo de não ter soluções para eucaliptal abandonado

    IVV

    Entrega da Declaração de Colheita e Produção – 2025/2026

    África será região com maior aumento da mortalidade devido a incêndios – Estudo

    Bases da Concessão dos Terminais e Silos de Granéis Alimentares do Porto de Lisboa e de Vale de Figueira

    Álvaro Mendonça cedida

    CAP diz que UE “não tem grande interesse” em apostar na agricultura

    Moçambique quer debate urgente sobre seguro agrícola face às mudanças climáticas

    CVRVV

    Região dos Vinhos Verdes assinala 117 anos de Demarcação com o lançamento do novo site institucional

    Farm Europe

    The Netherlands substantially increases its share of the CAP allocation

  • Opinião
    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Moçambique quer debate urgente sobre seguro agrícola face às mudanças climáticas

    18/09/2025

    Formação avançada em automação para a agricultura e florestas

    18/09/2025

    Floresta e sociedade: o desafio da comunicação

    18/09/2025

    O Crescimento Imparável do Azeite Virgem Extra no Japão

    18/09/2025

    Esporão vende marca de cerveja artesanal Sovina à Musa e passa a ser sócia da produtora de Lisboa

    18/09/2025

    Esporão e Musa parceiros no desenvolvimento da cerveja artesanal portuguesa

    18/09/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Incêndios: 3.400 pedidos de agricultores estão a ser pagos desde início do mês – Governo

    Eucalipto

    PAN e Livre acusam Governo de não ter soluções para eucaliptal abandonado

    IVV

    Entrega da Declaração de Colheita e Produção – 2025/2026

    África será região com maior aumento da mortalidade devido a incêndios – Estudo

    Bases da Concessão dos Terminais e Silos de Granéis Alimentares do Porto de Lisboa e de Vale de Figueira

    Álvaro Mendonça cedida

    CAP diz que UE “não tem grande interesse” em apostar na agricultura

    Moçambique quer debate urgente sobre seguro agrícola face às mudanças climáticas

    CVRVV

    Região dos Vinhos Verdes assinala 117 anos de Demarcação com o lançamento do novo site institucional

    Farm Europe

    The Netherlands substantially increases its share of the CAP allocation

  • Opinião
    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Moçambique quer debate urgente sobre seguro agrícola face às mudanças climáticas

    18/09/2025

    Formação avançada em automação para a agricultura e florestas

    18/09/2025

    Floresta e sociedade: o desafio da comunicação

    18/09/2025

    O Crescimento Imparável do Azeite Virgem Extra no Japão

    18/09/2025

    Esporão vende marca de cerveja artesanal Sovina à Musa e passa a ser sócia da produtora de Lisboa

    18/09/2025

    Esporão e Musa parceiros no desenvolvimento da cerveja artesanal portuguesa

    18/09/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
laranjas

Campanha «má» obriga citricultores a repensar a comercialização

por Sul Informação
11-07-2019 | 19:54
em Nacional, Últimas, Sugeridas, Notícias mercados, Mercados, Dossiers
Tempo De Leitura: 5 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

[Fonte: Sul informação] Fileira dos citrinos fez um balanço da campanha deste ano, em Loulé

Os citricultores do Algarve estão a ter «uma campanha má» em 2019, que torna ainda mais urgente uma nova abordagem ao mercado, no que toca à comercialização. Quem o diz é José Oliveira, presidente da associação de produtores AlgarOrange, que fez recentemente o balanço do setor, na região.

Produtores de citrinos, empresários agrícolas, investigadores e técnicos do Algarve juntaram-se na mesma sala para realizar um balanço da campanha, uma prática que já faz escola noutras fileiras e noutras regiões do país, mas que se realizou pela primeira vez na região algarvia no dia 26 de Junho, nas instalações do NERA, em Loulé.

O desafio de realizar esta iniciativa partiu do COTHN – Centro Operacional e Tecnológico Hortofrutícola Nacional e foi dirigido à AlgarOrange, uma associação criada recentemente e que junta nove dos principais produtores de citrinos da região.

«Estes balanços de campanha são algo que fazemos desde a nossa criação. Começámos por fazer com as maçãs e as pêras, porque estávamos ali no Oeste, e passámos, depois, para a parte das prunóideas, na Beira Interior, com a cereja, a ameixa e o pêssego. Mais recentemente, temos feito no Ribatejo, com os hortoindustriais e com a batata», revelou Carmo Martins, secretária-geral do COTHN, à margem da sessão.

«Já há algum tempo que nós, devido à dinâmica do setor dos citrinos e aos desafios constantes com que a fileira se debate, achámos que era interessante trazer o modelo dos balanços para o Algarve. Com o aparecimento da AlgarOrange, criaram-se todas as condições para que isso pudesse acontecer», acrescentou.

Carmo Martins e José Oliveira

A associação de produtores foi criada numa altura em que o setor vinha de uma série de bons anos, em que cresceu consecutivamente e conseguiu bons preços para escoar a sua produção. No entanto, este ano mudou tudo, para pior.

«Esta campanha está a ser má para a maioria dos operadores. Estamos a falar da descida do preço de venda na ordem dos 25 cêntimos», revelou José Oliveira.

É que, diz, «a campanha começou um mês atrasada, porque as condições climatéricas não deixaram que as laranjas atingissem os valores de doce, acidez e brix que permitissem colocá-las no mercado».

Assim, a janela de comercialização das diferentes variedades, que costuma ser de três meses, diminuiu para dois. Com o aumento da oferta, o mercado reagiu «como nós sabemos que reage: com valores em baixa».

E basta a primeira variedade chegar mais tarde ao mercado para que toda a campanha fique condicionada. Isto porque, explicou José Oliveira, «quando a variedade seguinte começa a ir para o mercado, este ainda está a inundado pela anterior».

Este problema verificou-se com a variedade de Primavera, o que levou a que não se conseguisse bons preços nos primeiros tempos de colocação de laranjas nas bancas, como é habitual. O mesmo deverá acontecer com a variedade de Verão.

Apesar da má campanha deste ano estar, em grande medida, associada às condições climatéricas, o presidente da AlgarOrange não vislumbra que os preços possam voltar aos valores que chegaram a atingir em anos recentes.

Há alguns anos, e depois de uma quebra forte no setor, os citricultores algarvios investiram forte na renovação e apetrechamento técnico dos seus pomares.

Isso permite que, hoje em dia, se produza mais citrinos do que nunca, ainda que a área plantada tenha diminuído.

«Há uma quantidade enorme de pomares jovens a entrar em produção, que de ano para ano aumentam a quantidade de citrinos», avisou José Oliveira.

Com mais citrinos no mercado, a tendência é para que os preços desçam. Isso leva a que os produtores tenham «de pensar em novas estratégias de comercialização», que, para o dirigente da AlgarOrange, é, hoje em dia, «a mais importante variável do negócio».

Uma das grandes apostas da associação é a internacionalização, seja através de uma maior divulgação dos citrinos algarvios além-fronteiras, seja indo ter com os turistas que nos visitam.

«Nós, no Algarve, temos um número incrível de hotéis e restaurantes. Já viram o que seria ter metade desses estabelecimentos a consumir laranja para sumo? A indústria paga 6 cêntimos pela fruta, que é o que custa a apanha. Com a hotelaria, de certeza que conseguiríamos melhores preços», ilustrou José Oliveira.

Este desígnio está contemplado numa candidatura apresentada pela AlgarOrange a Fundos da União Europeia, tendo em vista a internacionalização do setor, cujos resultados devem estar a ser conhecidos a qualquer momento.

A Região de Turismo do Algarve dinamizou recentemente uma reunião em que juntou produtores e empresários do setor turístico, tendo em vista colaborações futuras entre os dois setores.

A ideia é fazer com que a principal indústria da região possa alavancar um setor tradicional e no qual o Algarve é uma referência nacional e internacional, o dos citrinos.

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Maçussa, a aldeia ribatejana que une Portugal e Nepal com os seus cereais salvos da extinção

Próxima Publicação

II Jornadas de Lúpulo e Cerveja – 18 e 19 de julho – Bragança

Artigos Relacionados

Nacional

Incêndios: 3.400 pedidos de agricultores estão a ser pagos desde início do mês – Governo

19/09/2025
Eucalipto
Nacional

PAN e Livre acusam Governo de não ter soluções para eucaliptal abandonado

18/09/2025
IVV
Últimas

Entrega da Declaração de Colheita e Produção – 2025/2026

18/09/2025
Próxima Publicação
lúpulo e cerveja

II Jornadas de Lúpulo e Cerveja - 18 e 19 de julho - Bragança

Discussão sobre este post

Opinião

luis caixinhas
Últimas

O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

por Luís Caixinhas
07/09/2025

Ler mais
Últimas

Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

por António Bonito
17/08/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

IVV

Entrega da Declaração de Colheita e Produção – 2025/2026

18/09/2025

Bases da Concessão dos Terminais e Silos de Granéis Alimentares do Porto de Lisboa e de Vale de Figueira

18/09/2025

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Água que Une

Eventos

Setembro 2025
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30      
« Ago   Out »
Advertisement

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Sign In with Facebook
Sign In with Google
OU

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Sign Up with Facebook
Sign Up with Google
OU

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.