O executivo da Câmara de Vila Nova de Gaia discute na segunda-feira uma proposta da Metro do Porto de plantar 252 sobreiros num terreno situado no Bairro da Barragem de Crestuma/Lever, no âmbito do protocolo de cooperação.
Na proposta, a que a Lusa teve hoje acesso, o vice-presidente da Câmara de Gaia, Patrocínio Azevedo, esclarece que para a execução da extensão da Linha Amarela do metro do Porto, que ligará Santo Ovídeo a Vila d’Este, foi necessário proceder “ao corte ou arranque de 503 sobreiros numa área de 3,9 hectares”.
“É estabelecido que a Metro do Porto deve proceder à plantação de 0,5 vezes dos sobreiros cortados no concelho de Vila Nova de Gaia”, nota o vice-presidente, referindo-se às medidas identificadas na Decisão de Conformidade do Projeto de Execução (DECAPE) da Linha Amarela.
Nesse sentido, o executivo camarário vai discutir a proposta da Metro do Porto de plantar 252 sobreiros numa área de 0,5 hectares, nomeadamente, num lote de terreno que o município dispõe no Bairro da Barragem de Crestuma/Lever, na União de Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma.
Com mais de 6.000 metros quadrados, o lote de terreno “favorece o estado vegetativo dos sobreiros”, refere o vice-presidente, acrescentando que a plantação naquele lote possibilitará “a criação de um parque de lazer”, com a área sobrante a permitir a instalação de infraestruturas de apoio e complementares.
A plantação de sobreiros e o plano de gestão serão executados pela Metro do Porto, em articulação com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.