Bolsa do Porco – Semana 24/2021 – Descida de 0,020 euros

Bolsa do Porco – Semana 24/2021 – Descida de 0,020 euros

MERCADO EUROPEU

Semana de alta tensão nos mercados europeus com fortes descidas nas principais bolsas da Europa. Com a contínua depreciação do preço da carne e a paragem das exportações para a China, os matadouros têm perdido as suas margens semana após semana e, esta semana, a sua pressão sobre os mercados teve o efeito da descida no preço dos porcos.

Entretanto ficou-se a saber que no primeiro trimestre deste ano (com pandemia) foram abatidos na Europa mais 3% de porcos que no primeiro trimestre do ano passado (sem pandemia). Se é verdade que grande parte deste aumento foi absorvido pela exportação record para a China, também é verdade que no Norte da Europa as câmaras frigoríficas estão cheias.

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 25/2021 (21/06 a 25/06): Espanha 1,54; França 1,36; Alemanha 1,15; Holanda 1,22; Bélgica 1,18; Dinamarca 1,34.

Tendência Geral:

Também na China os stocks estão elevadíssimos, quer por via da importação registada no primeiro trimestre, quer por via do aumento de abates quando o preço interno era apetecível e quando os produtores receavam o alastrar da PSA para as suas zonas de produção.
Esse paradigma indica que os chineses não estão interessados em importar muito nem a pagar muito, por isso o equilíbrio dos produtores europeus no curto prazo terá de ser feito à custa do mercado interno, alavancado pelo calor que aumenta o consumo e diminui o crescimento dos porcos diminuindo a oferta.

Comente este artigo
Anterior Governo nega exclusão de aquacultores e esclarece processo de revalidação de licenças
Próximo Publicada portaria de reconhecimento de produtores

Artigos relacionados

Eventos

Webinar: Will the European Common Agriculture Policy (CAP) deliver for society? – 16 de março

Conferência regional, integrada na “Policy Week”, promovida pelo Fórum para o Futuro da Agricultura (FFA). […]

Blogs

Atenção: Proibido trabalhar na agricultura – risco de incêndio!!!

A agricultura é a melhor prevenção para os incêndios. Uma agricultura viva à volta das aldeias, com terrenos cultivados ou alvo de pasto de vacas, […]

Eventos

IV Encontro do Medronho e Medronheiro – 8 de dezembro – Pampilhosa da Serra

O IV Encontro do Medronho e Medronheiro vai decorrer no próximo dia 8 de dezembro na Pampilhosa da Serra.

→ Programa:

 Inscreva-se através do email:  […]