Bolsa do Porco – Semana 24/2021 – Descida de 0,020 euros

Bolsa do Porco – Semana 24/2021 – Descida de 0,020 euros

MERCADO EUROPEU

Semana de alta tensão nos mercados europeus com fortes descidas nas principais bolsas da Europa. Com a contínua depreciação do preço da carne e a paragem das exportações para a China, os matadouros têm perdido as suas margens semana após semana e, esta semana, a sua pressão sobre os mercados teve o efeito da descida no preço dos porcos.

Entretanto ficou-se a saber que no primeiro trimestre deste ano (com pandemia) foram abatidos na Europa mais 3% de porcos que no primeiro trimestre do ano passado (sem pandemia). Se é verdade que grande parte deste aumento foi absorvido pela exportação record para a China, também é verdade que no Norte da Europa as câmaras frigoríficas estão cheias.

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 25/2021 (21/06 a 25/06): Espanha 1,54; França 1,36; Alemanha 1,15; Holanda 1,22; Bélgica 1,18; Dinamarca 1,34.

Tendência Geral:

Também na China os stocks estão elevadíssimos, quer por via da importação registada no primeiro trimestre, quer por via do aumento de abates quando o preço interno era apetecível e quando os produtores receavam o alastrar da PSA para as suas zonas de produção.
Esse paradigma indica que os chineses não estão interessados em importar muito nem a pagar muito, por isso o equilíbrio dos produtores europeus no curto prazo terá de ser feito à custa do mercado interno, alavancado pelo calor que aumenta o consumo e diminui o crescimento dos porcos diminuindo a oferta.

Comente este artigo
Anterior Governo nega exclusão de aquacultores e esclarece processo de revalidação de licenças
Próximo Publicada portaria de reconhecimento de produtores

Artigos relacionados

Nacional

Responsável da Valinvest defende mais investimento no regadio

No âmbito dos Agromeetings, a consultora agrícola Espaço Visual, organizou uma conferência online com Joaquim Pedro Torres, […]

Blogs

Agricultura e biodiversidade

O equilíbrio entre manter uma agricultura produtiva e sustentável e preservar os recursos naturais e a sua biodiversidade é um desafio que nos obriga a refletir o […]

Últimas

Mato de terreno público por limpar há 12 anos “invade” quintal em Viana do Castelo

Um quintal particular em Mazarefes, Viana do Castelo, está “invadido” pela vegetação de um terreno público por limpar há 12 anos, quando foi construída uma passagem superior à Linha […]