Batata de Portugal já pode ser exportada para o Qatar

Batata de Portugal já pode ser exportada para o Qatar

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural anunciou hoje, 10 de Abril, a abertura do mercado do Qatar à exportação de batatas. O Qatar é um emirado do Oriente Médio e, segundo informação do Ministério, é «um mercado com um potencial de cerca de 2,6 milhões de consumidores».

Segundo o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, «este passo é resultado do forte investimento deste Governo na abertura de mercados e na internacionalização». Portugal já podia exportar pintos do dia e ovos de incubação para este mercado.

O Ministério indica que já abriu 54 mercados, para 202 produtos: 155 da área animal e 47 de origem vegetal. Esta entidade acrescenta que, actualmente, «está a trabalhar de forma intensa na abertura de 58 mercados, para viabilização da exportação de 274 produtos, sendo 223 da área animal e 51 da área vegetal».

Para se exportar, sublinha o Ministério, «previamente ao início das operações para países terceiros, é geralmente necessário estabelecer com as autoridades competentes dos países de destino as condições e requisitos fitossanitários ou sanitários que têm que ser cumpridas, quer pelos operadores económicos, quer pela autoridade competente nacional, na certificação dos produtos a serem exportados». Neste sentido, o Ministério afirma que «as empresas interessadas deverão contactar as Direções de Serviços de Alimentação e Veterinária da sua Região (DSAVR), ou os serviços competentes das Regiões Autónomas (RA), por forma a conhecerem os requisitos específicos necessários para darem início à exportação».

Notícias relacionadas

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Comente este artigo
Anterior Buracos negros? O fenómeno foi captado em imagem pela primeira vez
Próximo AlgaEnergy participa na Infoagro Exhibition em Almeria

Artigos relacionados

Nacional

Entidades gestoras de intervenção florestal asseguram que limpeza decorre “a bom ritmo”

“No que respeita à proteção de incêndios, os trabalhos continuam a bom ritmo e os sapadores estão no terreno ao abrigo de um plano de proteção que coloca três sapadores florestais por viatura (sempre os mesmos) e no terreno andam o mais afastado possível”, […]

Últimas

IV Gala Porco D’Ouro Portugal é em Porto de Mós

rbt

A Vila de Porto de Mós é o local escolhido
para acolher a quarta edição da Gala Porco d’Ouro, […]

Nacional

Azeite Premium da CAMB ganha medalha de ouro em concurso internacional

O Azeite Virgem Extra Premium CAMB, produzido pela Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos (CAMB), conquistou recentemente uma medalha de ouro no concurso internacional “NYIOOC | World’s Best Olive Oils 2019”. […]