Buracos negros? O fenómeno foi captado em imagem pela primeira vez

Buracos negros? O fenómeno foi captado em imagem pela primeira vez

[Fonte: ECO]

Qual é o aspeto de um buraco negro? Pela primeira vez desde sempre existe uma imagem deste fenómeno, que foi captada pelo Event Horizon Telescope, uma iniciativa onde trabalham cientistas e investigadores financiados pela União Europeia (UE). A imagem permitiu confirmar as previsões de Einstein, inscritas na Teoria da Relatividade, e abre a porta a novas descobertas do Universo.

“Hoje, graças ao contributo de cientistas europeus, a existência de buracos negros deixou de ser apenas um conceito teórico”, anuncia o Comissário Europeu Carlos Moedas, responsável pela Investigação, Ciência e Inovação, citado em comunicado. “Esta descoberta extraordinária é mais uma vez reveladora de que a colaboração com parceiros dos quatro cantos do mundo pode permitir-nos atingir o inalcançável e expandir os horizontes do conhecimento”, acrescenta.

Para conseguir obter esta imagem, o projeto “procurou aperfeiçoar e interligar em rede uma série de oito telescópios existentes em vários pontos da Terra, situados a altitudes elevadas em locais inóspitos da Serra Nevada espanhola, de vulcões do Havai e do México, das montanhas do Arizona, do deserto de Atacama, no Chile, e da Antártida”, explica a Comissão Europeia.

O buraco negro que se vê na imagem está a 55 milhões de anos-luz da Terra, e a sua massa é 6.500 milhões de vezes maior que a do Sol. Foi através do Conselho Europeu de Investigação que a UE financiou três dos principais cientistas envolvidos nesta iniciativa, cujos projetos estavam incluídos no programa Horizonte 2020.

(Notícia atualizada às 15h20)

Comente este artigo

O artigo Buracos negros? O fenómeno foi captado em imagem pela primeira vez foi publicado originalmente em ECO.

Anterior BE defende intensificação do combate a espécies exóticas invasoras da floresta portuguesa
Próximo La Comagri quiere endurecer las sanciones por incumplimiento de la condicionalidad

Artigos relacionados

Sugeridas

Mercadona abrirá en Portugal un centro de coinnovación

[Fonte: ALIMARKET ALIMENTACIÓN]
Mercadona ha anunciado que abrirá en Matosinhos -perteneciente a la región portuguesa del Gran Oporto- el que será primer centro de coinnovación en el país. Ubicado en la en la avenida Menéres, contará con una extensión de más de 1.000 m2, que se sumarán a los de los 12 centros de este tipo que la compañía gestiona actualmente en España. […]

Nacional

Vinhos de Portugal: como uma boa história vende um bom vinho

[Fonte: Público]

As pessoas querem ouvir e os produtores não se cansam de contar. Cada um tem a sua história e o público que encheu o Vinhos de Portugal no Rio de Janeiro (de 31 de Maio a 2 de Junho) e depois em São Paulo (de 7 a 9 de Junho) estava ali mesmo para as ouvir e perceber o que é […]

Últimas

Quais os benefícios da tecnologia na gestão florestal?

[Fonte: Vida Rural]

O investigador Jorge Cunha, do INESC TEC, foi um dos oradores do AgroIn 2019. Em entrevista à VIDA RURAL explica quais os maiores benefícios da tecnologia na gestão da floresta.

Comente este artigo
#wpdevar_comment_6 span,#wpdevar_comment_6 iframe{width:100% !important;}O artigo Quais os benefícios da tecnologia na gestão florestal? […]