Área ardida em Mação e Vila de Rei equivale a quase o dobro da cidade do Porto

Área ardida em Mação e Vila de Rei equivale a quase o dobro da cidade do Porto

[Fonte: Rádio Renascença]

A área ardida em Mação e Vila do Rei é já de 69 quilómetros quadrados, o equivalente a quase duas vezes a área da cidade do Porto, que tem cerca de 41 quilómetros quadrados.

Os dados mais recentes, recolhidos pelo Sistema Europeu de Informação de Fogos Florestais (EFFIS), revelam que o incêndio que que começou nos distritos de Santarém e Castelo Branco no passado sábado já queimou um total de 6.959 hectares.

De acordo com a Proteção Civil, as frentes de Vila de Rei e de Mação estão 90% dominadas. A preocupação está agora no risco de reacendimento, no dia em que as temperaturas podem ultrapassar os 39 graus em ambos os distritos afetados pelas chamas.

O EFFIS, baseado no sistema de satélites europeu Copernicus, é uma das ferramentas que a Comissão Europeia disponibilizou no auxílio ao Estado português no combate ao incêndio que continua a lavrar em Mação e Vila de Rei.

Estes dados são, no entanto, ainda provisórios uma vez que o satélite faz estimativas com base nas diferenças de temperatura registadas no solo de 80% da área total ardida. Os valores avançados pelo mecanismo são, depois, confirmados pelas autoridades nacionais.

Os totais contabilizados tendem, por isso, a ser mais elevados.

Comente este artigo

<span class="feed-rss-footer">O artigo <a title="Área ardida em Mação e Vila de Rei equivale a quase o dobro da cidade do Porto" href="https://rr.sapo.pt/noticia/158786/area-ardida-em-macao-e-vila-de-rei-equivale-a-quase-o-dobro-da-cidade-do-porto?utm_medium=rss" target="_blank" rel="nofollow noopener"><i>Área ardida em Mação e Vila de Rei equivale a quase o dobro da cidade do Porto</i></a> foi publicado originalmente em <a href="https://rr.sapo.pt/rss/rssfeed.aspx?section=section_noticias" target="_blank" rel="nofollow noopener">Rádio Renascença</a>.</span>

Anterior Em dois dias, duplicou a área ardida desde o início do ano
Próximo Coopval lança nova imagem e investe 60 M€ na modernização da central

Artigos relacionados

Nacional

Serrão Santos pede Europa atenta a desafios sociais e ecológicos

[Fonte: Açoriano Oriental]

O eurodeputado do PS Ricardo Serrão Santos, eleito pelos Açores, pediu este sábado que nas eleições europeias de maio se procure chegar a uma Europa de “agenda progressista”, com atenção aos “desafios sociais” mas também ecológicos.

“A Europa precisa de uma agenda progressista, […]

Últimas

DGAV promove jornadas técnicas de ‘Venda Responsável de Fitofarmacêuticos’

[Fonte: Vida Rural]

A DGAV e a GROQUIFAR realizam no próximo dia 4 de junho, na EDIA, em Beja, uma jornada técnica de ‘Venda Responsável de Fitofarmacêuticos’.
O evento abordará temas de interesse para o setor da distribuição e comercialização de produtos fitofarmacêuticos, […]

Nacional

CHEP lança índice de mercado que prevê tendências do consumo em Portugal

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

A CHEP acaba de lançar o CHEP Retail Index, um índice trimestral único que prevê a actividade e as tendências futuras de consumo do sector do retalho nacional. Este índice pretende solucionar a existência de uma lacuna de mercado na capacidade de tomada de decisões estratégicas que estejam alinhadas com as tendências de consumo num mercado cada vez rápido e dinâmico. […]