O World Olive Oil Congress (OOWC) aterra em Beja (Portugal) no dia 4 de maio, no Auditório ACOS, durante a celebração da 40.ª Ovibeja, a principal feira agrícola de Portugal, para apresentar este projeto de colaboração ao sector olivícola do país e envolvê-lo na organização do congresso. A ação insere-se no período “A caminho do OOWC 2024”para dar continuidade à internacionalização do congresso.
A apresentação desta primeira edição, durante o colóquio intitulado “A certificação da qualidade na valorização do azeite”, será responsável por Ricardo Migueláñez, coordenador geral do congresso. O evento decorrerá de 26 a 28 de junho em Madrid, com a participação de operadores de mais de 50 países, e abordará as principais novidades e desafios que o olival e o azeite enfrentarão nos próximos anos, tais como: alterações climáticas, qualidade e segurança do produto, água, sustentabilidade e marketing, mas também analisará as oportunidades oferecidas por este alimento em relação à saúde, a principal “força motriz” do consumo atual em muitos países.
Durante o evento haverá ainda uma mesa redonda intitulada “Mercado do Azeite: Análise e Tendências”, bem como a Apresentação dos Premiados do XIII Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – CA OVIBEJA.