Apresentação da rede nacional alimentar Cidades Sustentáveis e lançamento do site

Apresentação da rede nacional alimentar Cidades Sustentáveis e lançamento do site

No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, apresentamos a Rede Nacional Alimentar Cidades Sustentáveis, um coletivo de atores implicados na sustentabilidade dos sistemas alimentares em Portugal, que reúne mais de 400 membros. Anunciamos o lançamento do site Alimentar Cidades Sustentáveis, pretendendo-se dar visibilidade ao conhecimento fundamentado e plural partilhado ao longo de três anos.

A Rede Alimentar Cidades Sustentáveis

Fundada no Verão de 2018, a rede nacional Alimentar Cidades Sustentáveis reúne hoje mais de 400 membros do sistema alimentar nacional, investigadores, técnicos, dirigentes autárquicos, agricultores, consumidores e outros profissionais e interessados na área. O principal objetivo da Rede é a partilha de informação sobre as diferentes temáticas dos sistemas alimentares dando prioridade ao contexto português e aos conteúdos em português. A Rede materializa-se num “google-group”, onde é feita a partilha de informação e eventos, de forma individual e voluntária. Para além desta partilha, são desenvolvidas pontualmente atividades e projetos entre as quais, o ebook – Alimentar Boas Práticas: da Produção ao Consumo Sustentável 2020 e debates mensais online.

É preciso colaborar para tornar os Sistemas Alimentares mais sustentáveis

A rede nacional Alimentar Cidades Sustentáveis veio colmatar uma lacuna existente i.e., a falta de visibilidade das iniciativas existentes em Portugal e o reduzido intercâmbio de conhecimento entre os diferentes atores da cadeia alimentar nacional. Segundo Cecília Delgado, cofundadora da rede, “urge levantar o véu sobre os múltiplos pontos de entrada da alimentação que se evidenciam nas consequências sociais, económicas e ambientais de dependência dos sistemas alimentares globais em detrimento do investimento do estado no fortalecimento dos sistemas alimentares locais”. Para o fazer, é necessário ligar todos os atores e setores do sistema alimentar em Portugal e construir conhecimento coletivo — é esta a missão da rede nacional Alimentar Cidades Sustentáveis.

Lançamento do site da Rede Nacional Alimentar Cidades Sustentáveis

No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, a Rede Alimentar Cidades Sustentáveis dá um passo importante para a visibilidade e partilha de conhecimento fundamentado e plural no âmbito dos Sistemas Alimentares em Portugal através do lançamento do seu site. Trata-se de um site informativo e educativo, que resulta de um trabalho colaborativo da rede nacional Alimentar Cidades Sustentáveis.

Comente este artigo
Anterior 2º. Leilão Subvencionado de Reprodutores Machos Limousine - 4 de novembro - Castelo Branco
Próximo Portugueses são dos europeus mais preocupados com o impacto ambiental daquilo que comem

Artigos relacionados

Últimas

Exportações da fileira do pinho subiram 3% em 2019 para 1.876 ME

As exportações da fileira do pinho subiram 3% em 2019, face ao ano anterior, para 1.876 milhões de euros, destacando-se as de ‘pellets’ com 99 milhões de euros (+45%), avançou hoje o centro PINUS. […]

Ofertas

Oferta de emprego – Engenheiro Florestal ou Agrónomo – Porto

A Forestfin pretende contratar para projeto de 3 anos um Engº. Florestal, Agrónomo ou Arq. Paisagista, com início imediato […]

Nacional

Veracruz promoveu primeira colheita na plantação de amendoal no Fundão

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, marcou presença neste momento e visitou a plantação. […]