APCOR apresenta resultados do esfor�o internacional de promo��o de um sector chave para a economia nacional Campanha mundial para a promo��o da corti�a recebe dois prémios internacionais
A campanha mundial InterCork celebra os primeiros dezoito meses anos de actividade, um período marcado pela promo��o global da corti�a em 8 mercados e pela atribui��o de dois importantes prémios internacionais no mercado norte-americano e franc�s.
No ambito da IAC – Internet Advertising Competition (Competi��o Anual de Publicidade na Internet), a campanha "100% Corti�a", desenvolvida pela InterCork para o mercado norte-americano, foi galardoada com o prémio de Melhor Campanha Publicit�ria Integrada na Internet. Promovida pela Web Marketing Association, esta competi��o � a �nica no mundo que distingue as campanhas publicit�rias na internet e os crit�rios que ditaram a escolha foram a criatividade, Inovação, design, impacto e copywriting.
A InterCork foi ainda a vencedora do prémio de Publicidade na categoria de plurimedia, no ambito da campanha "Os Profissionais da Corti�a", atribuído pela francesa TOPCOM- congresso de comunica��o. O j�ri que atribuiu este galard�o foi composto pelos mais ilustres profissionais da comunica��o franceses, nomeadamente Marie-Xavi�re Hocquemiller, Directora de Marketing da F�d�ration International des Logis, Julien Le Bigot, Director de Marketing do Parc Asterix, e S�gol�ne Delfine, Directora de Marketing do KFC.
A reconquista do mercado norte-americano, o mais importante do sector vin�cola a nível. mundial, marca ainda o primeiro ano e meio de actividade da campanha InterCork – Promo��o Internacional da Corti�a. Os resultados do impacto da InterCork neste e noutros mercados estratégicos para o sector seráo apresentados durante o 2� Congresso Mundial do Sobreiro e da Corti�a, que se realiza amanh�, sexta-feira, dia 30 de Setembro, �s 09h00, na Funda��o Champalimaud, em Lisboa.
Num sector decisivo para a alavancagem da economia nacional, representado actualmente cerca de 3% das exporta��es nacionais e 1% do PIB, a fileira da corti�a regista um crescimento de 8% em 2010, e uma recupera��o em cerca de 11% no 1� semestre de 2011, face ao período hom�logo (segundo dados do INE), permitindo concluir que os frutos do esfor�o na divulga��o internacional come�am a ser vis�veis.
Em curso desde Setembro de 2009 e com um investimento de 21 milhões de euros, a InterCork � um projecto apoiado pelo QREN/Compete, que tem na sua g�nese a credibiliza��o e valoriza��o da corti�a enquanto matéria-prima de excel�ncia, bem como a sua aplica��o pr�tica nos mais diversos sectores como o vitivin�cola, da constru��o e decora��o.
Projecto abrangente e multiplataforma, a campanha InterCork integra ac��es levadas a cabo no plano das rela��es públicas, eventos, comunica��o, publicidade e redes sociais. Os mercados estratégicos são os Estados Unidos da Am�rica, Reino Unido, Fran�a, It�lia e Alemanha, no que respeita � promo��o da rolha de corti�a, e o Canad�, Alemanha, Rússia, Jap�o, B�lgica, Holanda, China e Emirados �rabes Unidos e, mais uma vez, os Estados Unidos, na divulga��o dos materiais de constru��o e decora��o.
A InterCork regista até hoje a publicação, a nível. mundial, de mais de 7.000 artigos sobre a corti�a e a zona de montado e ind�stria portuguesa j� foi visitada por cerca de 90 jornalistas, l�deres de opini�o e consumidores internacionais.
A campanha realizou Também cerca de uma centena de eventos em várias cidades de cada um dos países e continua a difundir-se pela web, contando com 11 s�tios na internet, mais de 80.000 f�s no facebook – s� a p�gina dos EUA Rolhas (100% Cork) conta com 6.6 milhões de interac��es desde a sua implementa��o. O Twitter soma 3.000 seguidores e o no YouTube o n�mero de visualiza��es � superior a 220.000.
� Também de assinalar o nível. de envolvimento de entidades e personalidades, de diversos sectores da sociedade, que mostraram a sua prefer�ncia e defesa pela corti�a nos v�rios mercados, como por exemplo o Carrefour, NABU, WWF, Gambero Rosso, Slow Food, The Savoy, Laithwaites Wine, Sainsbury’s, Anthropologie, Moscow Architect Institute, Bund Deutscher Innenarchitekten (BDIA), Lord Puttnam, Daryl Hannah, Candice Olson, Daniel Michalik, Allen Hershkowitz, entre outros.
Estes e outros dados seráo desvendados na 2� edição do Congresso Mundial do Sobreiro e da Corti�a, uma iniciativa da APCOR – Associa��o Portuguesa da Corti�a, da Confedera��o Europeia da Corti�a (C.E.Li�ge), da UNAC- União da Floresta Mediterr�nica e da Filcork – Associa��o Interprofissional da Fileira da Corti�a.
Fonte: CV&A
|
Apontadores relacionados: |
Artigos |
-
Agronotícias (29/09/2011) – Corti�a: Exporta��es aumentaram mais de 11% no primeiro semestre de 2011
-
Agronotícias (25/03/2010) – 21 milhões de euros para promover a corti�a
-
Agronotícias (14/07/2009) – Apcor e MEI assinam contrato do Intercork
|
S�tios |
|
|
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
|
|