Alqueva vai apoiar produção local de produtos agroalimentares e poupar o ambiente

Alqueva vai apoiar produção local de produtos agroalimentares e poupar o ambiente

[Fonte: Tribuna Alentejo] A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) vai implementar um programa que apoia a produção local de produtos agroalimentares, estimulando o seu consumo em estabelecimentos de restauração, lojas e venda de produtos alimentares.

A iniciativa, que se chama Km.0, e que envolve vários parceiros como a Universidade de Évora, municípios e o Turismo do Alentejo, estabelece “que as atividades de transformação e venda ao consumidor final são realizadas num raio de 50 km do seu local de origem” e a zona de regadio de Alqueva, que envolve outras barragens na sua área de influência, estabelece este perímetro.

Para a EDIA o objetivo é económico e ambiental. Económico porque traz vantagens para o pequeno produtor e para a economia local e ambiental porque reduz a pegada ecológica alimentar e ajuda a preservar as variedades da produção local. E para envolver os agricultores vai organizar ações de divulgação que começam hoje.

Imagem de capa de sebraers.com

Comente este artigo
Anterior CCSC promove evento dedicado às diversas fileiras do Montado
Próximo Oferta de emprego - Engenheiro Zootécnico - Leiria

Artigos relacionados

Portugal

Tetra Pak disponibiliza guia sobre iogurtes para o setor dos laticínios

A Tetra Pak, empresa líder mundial em soluções de processamento e embalagem alimentar, desenvolveu um manual de introdução ao iogurte CLEAN LABEL, “Alternativa aos aditivos”, […]

Nacional

Produtores de leite protestam contra proibição de carne de vaca na Universidade de Coimbra

A Aprolep — Associação dos Produtores de Leite de Portugal “quer tornar público um veemente protesto perante o anúncio da proibição de carne de vaca nas cantinas da Universidade de Coimbra a partir de Janeiro de 2020 e manifestar solidariedade a todos os criadores de bovinos em Portugal”. […]

Sugeridas

Medidas preventivas – Traça do Tomateiro – Tuta absoluta

Pratique a rotação de culturas com plantas não hospedeiras de Tuta (alface, pepino, feijão verde…). […]