|
|
|
|
|
– 07-09-2005 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] [ Internacional ] |
Alimenta��o: Produtos com a��car os mais publicitados junto das crian�asLisboa, 06 Set Publicado hoje no site do Instituto do Consumidor, o estudo salienta que os alimentos que incluem a��car representam 61,1 por cento dos an�ncios analisados. O estudo incidiu sobre 108 an�ncios de produtos alimentares dirigidos a crian�as, seleccionados a partir de 768 visionados e divulgados na televisão e na imprensa portuguesas entre Abril e Junho deste ano. O Observatério destaca que a import�ncia da análise a este tipo publicidade se enquadra "no contexto da alimenta��o equilibrada, do aumento da taxa de obesidade infantil e do papel da publicidade neste fen�meno". Os resultados indicam que o grupo alimentar classificado como "A��car e A�ucarados" (bolachas, snack e aditivos para o leite, refrigerantes e rebu�ados), recolheu 25 por cento dos an�ncios sobre alimentos dirigidos a crian�as, seguindo-se o dos Lactic�nios + A�ucarado Aromatizado (iogurtes, leites e gelados), com 19,4 por cento. Em terceiro lugar surge a categoria de Cereais + A�ucarado (bolachas, cereais, barras de cereais) com 16,7 por cento dos an�ncios. No que toca � publicidade emitida pela televisão, o estudo assinala que o n�mero de repeti��es (inserá�es), "revela que a maioria dos an�ncios emitidos (69,7 por cento) está concentrada nestes tr�s grupos, embora com uma inversão de posi��o: 27,6 por cento dos an�ncios emitidos corresponde ao grupo Cereais + A�ucarado, tendo os outros dois grupos um peso semelhante, de 21 por cento". O Observatério da Publicidade indica Também que � na televisão "que se assiste a uma maior diversidade de campanhas, com uma fort�ssima intensidade", sendo este o meio "mais acess�vel a crian�as". O estudo destaca ainda que "a publicidade relativa aos alimentos para crian�as recorre quase sempre a personagens (92,6 por cento)" e que, entre estas, a principal surge maioritariamente com o g�nero masculino (54,0 por cento). O que leva o Observatério a concluir que a linguagem empregue neste tipo de publicidade dirigida a crian�as privilegia o "universo masculino em detrimento do feminino, que tem uma reduzida expressão (18,0 por cento)". Tal poder� significar que a caracteriza��o da personagem mascote � feita com recurso a uma "uma simbologia associada aos rapazes (jovens), � energia e vitalidade (jogar e correr), enquanto que as meninas são associadas a brincadeiras menos din�micas". Perante isto, as conclus�es do estudo indicam que "este dom�nio do g�nero masculino pode sugerir que a publicidade para este público-alvo juvenil come�a, desde logo, a veicular o estere�tipo da sociedade onde o homem mant�m ascendente sobre a mulher ao nível. da actividade e energia".
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |