Alijó cria Centro Interpretativo dedicado ao azeite duriense

Alijó cria Centro Interpretativo dedicado ao azeite duriense

O Município de Alijó vai avançar com a criação de um centro interpretativo designado “D’Olival ao Azeite D’Ouro”, em Castedo do Douro.

Este investimento ronda os 775 mil euros, comparticipado por fundos comunitários, e vai transformar uma antiga azenha num espaço de conhecimento, inovação e experimentação gastronómica de novos produtos relacionados com o Azeite.

O Presidente da Câmara Municipal, José Paredes, defende que os principais desígnios deste novo equipamento passam por “valorizar o Azeite do Douro como uma marca de excelência, colocando-o no centro da gastronomia duriense, bem como dar a conhecer o ciclo da produção do azeite e as suas tradicionais técnicas associadas”.

O espaço terá um restaurante de charme, que se irá distinguir pela inovação culinária e experimentação de novas técnicas de valorização do Azeite e do património gastronómico. Ali será possível experimentar novos pratos e novas utilizações do Azeite e subprodutos.

Integrará também um espaço de degustação de azeite, azeitona e outros produtos endógenos relacionados, que estará aberto aos produtores locais para ali poderem promover e mostrar os seus produtos. Além destes espaços, terá um centro permanente de exposição e conhecimento dedicado à produção do azeite no Concelho e no Alto Douro Vinhateiro.

O contrato de execução da empreitada foi assinado no início desta semana, seguindo-se agora a necessária análise pelo Tribunal de Contas para atribuição do visto indispensável ao início dos trabalhos, que terão um prazo de execução de 18 meses.

O artigo foi publicado originalmente em A Voz de Trás-os-Montes.

Comente este artigo
Anterior Nova imagem dos azeites da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos premiada em Los Angeles e em Madrid
Próximo China bane importação de ovelhas portuguesas devido a surto de paraplexia enzoótica

Artigos relacionados

Nacional

Ministra da Agricultura elogia “a resiliência e a capacidade de trabalho dos agricultores portugueses”

A ministra Maria do Céu Antunes assinala o crescimento das exportações do sector agroalimentar em ano de pandemia, prometendo continuar a monitorizar a necessidade de apoios às atividades […]

Nacional

Governo vai monitorizar “comportamentos desproporcionais dos cidadãos” nos supermercados

O Governo criou um Grupo de Acompanhamento e Avaliação das Condições de Abastecimento de Bens nos Sectores Agro-alimentar e do Retalho em Virtude das Dinâmicas de Mercado determinadas pelo covid-19, […]

Últimas

Faça Chuva Faça Sol – T.3 Ep.9

Neste programa viajámos até Mértola, onde está a ser testada uma nova forma de fazer agricultura. Chama-se agricultura sintrópica e procura aliar […]