Nos dias 27, 28 e 29 de fevereiro de 2024 irá decorrer, no âmbito do projeto Tango Circular, no Rural Lab, localizado no CEPAAL, em Moura, uma formação sobre Economia Circular dedicada à temática da Biomassa, a qual consistirá em módulos de formação propriamente dita, conversas com especialistas e visitas de estudo, onde será possível assistir in loco a soluções planeadas de acordo com as Boas Práticas.
Os conteúdos programáticos desta ação de formação passam pela Classificação da Biomassa Agrícola, Valorização da Biomassa e Vantagens e Desvantagens das Técnicas de Valorização de Subprodutos Agrícolas.
Esta é uma formação gratuita que conta com a colaboração do Clube de Produtores Continente, está integrada no projeto TANGO Circular liderado pela Universidade de Basilicata Itália) e que em Portugal conta com três parceiros (AJAP, CIMAC e UEVORA). O principal objetivo deste projeto é formar e orientar os agricultores/agentes do setor agroalimentar na integração de soluções inovadoras para a valorização dos excedentes e que permitam criar oportunidades de crescimento económico, contribuindo ao mesmo tempo para a implementação de forma real e eficaz do conceito de Economia Circular. Para tal, no âmbito deste projeto europeu foram criados sob a orientação da Universidade de Lérida (Espanha), os Rural Lab.
Em Portugal, o Rural Lab fica localizado na sede do CEPAAL, em Moura, e tem como objetivo aumentar a sensibilização e o conhecimento sobre as oportunidades da bioeconomia, com foco nos excedentes gerados no setor agroalimentar, em particular na fileira do azeite (material de poda, folhas resultantes do processo de limpeza da azeitona no lagar, águas de lavagem, caroço e bagaço de azeitona e outros).
A inscrição nesta formação (gratuita mas obrigatória) poderá ser formalizada através do seguinte link : https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=DQSIkWdsW0yxEjajBLZtrQAAAAAAAAAAAAMAAM90EMlUNVQyT0RUUk80SkZMOVNIVDdZSlg0OFBZVi4u