Água. Bacias do Ave e do Mondego são as que têm mais água

Água. Bacias do Ave e do Mondego são as que têm mais água

Em novembro, havia dez bacias com valores acima dos 80% do volume total. Todas nas regiões Centro/Norte.

No final de novembro, duas bacias hidrográficas do país destacavam-se pelo grande volume de água armazenada. No Ave e no Mondego, havia uma disponibilidade hídrica de 86,2% e 76,3%, respetivamente.

Pelo contrário, as bacias do Barlavento algarvio e do Sado eram as que tinham menos água armazenada, com disponibilidades de 29,3% e 25,1%, respetivamente.

Os dados são do Serviço Nacional de informação de recursos hídricos (SNIRH), segundo o qual as bacias do Tejo, Sado, Guadiana, Mira, Ribeiras do Algarve e Ribeiras do Oeste eram as únicas com valores médios de armazenamento inferiores à média (1990/91 a 2018/19).

Do total de 59 albufeiras monitorizadas, dez tinham disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 25 apresentavam valores inferiores a 40%.

No final de outubro, das 59 albufeiras monitorizadas, três apresentavam disponibilidades superiores a 80% do volume total e 30 inferiores a 40%.

No último dia do mês de novembro e comparativamente ao último do mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em oito bacias hidrográficas e uma descida em quatro.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Rádio Renascença .

Anterior Conservante natural sem toxicidade para vinhos vence distinção Born from Knowledge
Próximo Margens multifuncionais aumentam em 130% as populações de insetos benéficos nos campos agrícolas

Artigos relacionados

Últimas

Projeto ibérico quer pôr biomassa da poda a aquecer casas

O Norte de Portugal tem um “elevado” potencial de biomassa resultante da poda que deve ser valorizado energeticamente, com benefícios para o ambiente e para a carteira dos consumidores, […]

Últimas

Portugal deve avançar com “conservação efetiva da biodiversidade”, diz SPEA

Portugal deve avançar “na conservação efetiva da biodiversidade em todo o território nacional”, aproveitando o processo iniciado pela Comissão Europeia, defendeu esta sexta feira a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA). […]

Nacional

Pedrógão Grande: PJ finaliza investigação e propõe acusação no processo dos subsídios para habitações

Em comunicado, a Polícia Judiciária indica que, através da Diretoria do Centro, “finalizou e remeteu ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra, […]