Água. Bacias do Ave e do Mondego são as que têm mais água

Água. Bacias do Ave e do Mondego são as que têm mais água

Em novembro, havia dez bacias com valores acima dos 80% do volume total. Todas nas regiões Centro/Norte.

No final de novembro, duas bacias hidrográficas do país destacavam-se pelo grande volume de água armazenada. No Ave e no Mondego, havia uma disponibilidade hídrica de 86,2% e 76,3%, respetivamente.

Pelo contrário, as bacias do Barlavento algarvio e do Sado eram as que tinham menos água armazenada, com disponibilidades de 29,3% e 25,1%, respetivamente.

Os dados são do Serviço Nacional de informação de recursos hídricos (SNIRH), segundo o qual as bacias do Tejo, Sado, Guadiana, Mira, Ribeiras do Algarve e Ribeiras do Oeste eram as únicas com valores médios de armazenamento inferiores à média (1990/91 a 2018/19).

Do total de 59 albufeiras monitorizadas, dez tinham disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 25 apresentavam valores inferiores a 40%.

No final de outubro, das 59 albufeiras monitorizadas, três apresentavam disponibilidades superiores a 80% do volume total e 30 inferiores a 40%.

No último dia do mês de novembro e comparativamente ao último do mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em oito bacias hidrográficas e uma descida em quatro.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Rádio Renascença.

Anterior Conservante natural sem toxicidade para vinhos vence distinção Born from Knowledge
Próximo Margens multifuncionais aumentam em 130% as populações de insetos benéficos nos campos agrícolas

Artigos relacionados

Últimas

Precios altos en las últimas frutas de hueso


Los precios de las frutas en la Lonja del Ebro repitieron una semana más. Las peras se mantienen entre 45 céntimos de la Limonera y 75 céntimos de euro por kilo de las Conferencia y Ercolini. […]

Nacional

International Cannabis Toolkit Workshop 2019? É em Lisboa

O International Cannabis Toolkit Workshop 2019 realiza-se em Lisboa, no próximo dia 22 de Outubro, no Centro de Congressos de Lisboa, […]

Últimas

Festa da Castanha de Sernancelhe nasceu há 27 anos

A Festa da Castanha de Sernancelhe cumpre este ano 27 edições. É o evento mais antigo do Concelho, uma festa da tradição e da identidade, […]