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– 21-02-2006 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] |
Agro-ind�stria: Exporta��es de produtos tradicionais para UE crescem 10% em 2005Lisboa, 20 Fev Marques da Cruz falava na abertura do XI Sal�o do Vinho, Pescado e Agro-Alimentar, a decorrer no Pavilh�o Atl�ntico, em Lisboa, que re�ne expositores de produtos tradicionais portugueses, como vinhos, �guas, cervejas, caf�, sumos, azeite, conservas, bacalhau, queijos, frutas, confeitaria e do�aria entre outros. O presidente do ICEP destacou o "significado que os agro-alimentares portugueses come�am a ter na balan�a comercial", sublinhando que o "importante � fazer-se neg�cios em parceria", juntando assim, oportunidades, � oferta da qualidade dos produtos tradicionais. "Ganhar dinheiro � a mola dos neg�cios e as empresas portuguesas estáo dispon�veis para ganhar dinheiro, num sector que está em grande desenvolvimento", acrescentou. O certame, que re�ne a maioria das empresas exportadoras de produtos alimentares e bebidas em Portugal, regista este ano "um crescimento de 20 por cento", disse Carlos Morais, da organiza��o. O evento conta com 500 participantes internacionais de 65 países de todo o mundo, incluindo países lus�fonos, Rússia, Ucr�nia, entre outros, tendo-se registado o regresso de 95 por cento dos que participaram em 2005. Para o Secret�rio de Estado do Com�rcio e Serviços, Fernando Serrasqueiro, "a fileira de produtos tradicionais � importante, estando a consolidar-se", referindo em particular o vinho, sobre o qual o Governo tem feito "press�es junto da Organiza��o Mundial do Com�rcio, para que "sejam respeitadas as denomina��es de origem, do ponto de vista geogr�fico". Serrrasqueiro indicou igualmente o caso do azeite, que "temos vindo apoiar, para que no Brasil seja reconhecido como produto genuinamente portugu�s". O governante referiu-se ainda aos "produtos seculares e tradicionais portugueses como alavanca para que Portugal seja uma marca da prefer�ncia, com mais exportação e mais competitividade". O certame prossegue até quarta-feira, com diversos eventos, designadamente contactos e Bolsas de neg�cios entre os participantes e expositores, prova geral de produtos.
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