O montante máximo a conceder é de 20 mil euros por beneficiário ao abrigo do apoio de 137 milhões de euros à produção, previsto no pacto da isenção do IVA.
Os agricultores podem pedir, a partir de hoje, acesso aos apoios à produção, no valor global de 176 milhões de euros, grande parte dos quais previstos no pacto da isenção do IVA, sem que seja preciso qualquer candidatura.
Os interessados em recorrer à medida excecional e temporária de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária têm apenas de de aceder à área reservada do Portal do Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas e confirmar a intenção de obter essa ajuda, num prazo de 10 dias úteis, até ao próximo dia 26, explica o Ministério da Agricultura e da Alimentação, num comunicado enviado às redações.
A partir de hoje fica também disponível o apoio para o gasóleo colorido e marcado e “eletricidade verde” que será pago nos próximos dias e, desta feita, não carece de qualquer tipo de confirmação, uma vez que é o prolongamento da medida que vigorou em 2021 e 2022.
O pacote de apoios conta com 172,6 milhões de euros, exclusivamente de verbas do Orçamento do […]