A CNA, a MARP – Associação das Mulheres Agricultoras e Rurais Portuguesas, a UABDA – União dos Agricultores e Baldios do Distrito de Aveiro e o MDM – Movimento Democrático de Mulheres, promovem, no dia 23 de Novembro (Sábado), uma iniciativa dedicada às mulheres agricultoras e rurais – “Agricultoras Familiares – O(s) valor(es) que produzem”, na CASA DA CULTURA e Academia de Música (Antiga Casa dos Magistrados) – Av. 25 de Abril 27, Arouca – Localizada à frente do edifício comboio.
A importância da Mulher Rural, no desenvolvimento dos seus territórios, nem sempre é acompanhada pelo reconhecimento de que esta participação aporta valores, tanto económicos, como culturais, sociais e ambientais.
Para dar resposta a esta problemática, lançamos a “Caderneta da Mulher Agricultora e Rural”, desenvolvida no âmbito de um projecto do MDM com a MARP. A caderneta, que vai ser apresentada nesta iniciativa, é um instrumento que permite medir e sistematizar o valor económico do trabalho das mulheres, de forma a valorizar e dar visibilidade à contribuição das agricultoras na manutenção dos campos, na promoção da agroecologia e da soberania alimentar.