A agricultura na Madeira é muito mais do que a produção de banana e já vale mais de 100 milhões de euros. Neste momento trabalha-se para atingir a autossuficiência na produção vegetal nos próximos anos. As oportunidades são muitas e os desafios também, numa ilha onde ‘mais se produzisse, mais se vendia’. O Agricultar e o Clube de Produtores Continente dão-lhe a conhecer três projetos agrícolas madeirenses na área dos hortofrutícolas em três diferentes podcasts.
A horticultura sustentável da Freshbio
No primeiro episódio, o destaque vai para a produção da Freshbio, uma empresa que segue os princípios da agricultura biológica e do resíduo zero. O agricultor Carlos Gonçalves e Ivone Silva, diretora comercial das lojas Continente na Madeira, explicam como a disponibilidade de mão-de-obra é um dos principais desafios ao crescimento da atividade na ilha. No entanto, a procura de soluções é constante.
Procurar a eficiência e a sofisticação
No episódio seguinte, conheça a história de Jorge Gonçalves, um agricultor de referência na Madeira com mais de 20 anos de atividade e um parceiro de longa data das lojas Continente nesta ilha. As suas empresas, Rocha & Gonçalves e Naipe de Génios, produzem essencialmente pepino e tomate de cacho em hidroponia, numa procura constante pela inovação e tecnologia para tornar a atividade mais eficiente. Na mesma conversa, Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente, frisa a importância de estimular as parcerias com a produção local.
Masterfruit: o elo entre pequenos produtores e a distribuição
Finalmente, saiba mais sobre a Masterfruit, uma empresa nacional que agrega a produção de pequenos produtores de hortofrutícolas para colocar os seus produtos na grande distribuição. Paulo Ramos, CEO da Masterfuit, e Ivone Silva, diretora comercial das lojas Continente na Madeira, explicam a importância desta parceria no abastecimento da ilha e na relação com microprodutores da região.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.