Agência Europeia de Medicamentos divulga “Categorização de antibióticos utilizados em animais, na União Europeia”

Agência Europeia de Medicamentos divulga “Categorização de antibióticos utilizados em animais, na União Europeia”

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) publicou o parecer científico relativo à “Categorização de antibióticos utilizados em animais, na União Europeia”, de modo a promover o uso responsável de antibióticos nos animais e consequentemente a protecção da saúde pública e animal.

Preparada pelo Ad Hoc Expert Group dos Antimicrobianos (AMEG) e adoptada pelo Comité dos medicamentos de uso humano (CHMP) e Comité dos medicamentos veterinários (CVMP), da EMA, e seguindo uma abordagem “Uma só saúde”, esta categorização tem em consideração as necessidades do uso de antibióticos em animais versus o risco para a saúde pública do desenvolvimento de resistências microbianas.

Pretende ser uma ferramenta para apoiar a adopção da decisão dos médicos veterinários sobre o antibiótico a usar, quando estritamente necessário, nos animais sob os seus cuidados clínicos.

Utilização prudente de antibióticos

O documento realça que a utilização prudente e responsável de antibióticos em animais e seres humanos pode reduzir o risco de resistência bacteriana. Isto é particularmente importante para os antibióticos utilizados no tratamento de pessoas e animais e para os antibióticos que constituem a última linha de tratamento de infecções críticas nas pessoas.

Assim, foi também publicado um infográfico demonstrativo da categorização de todas as classes disponíveis de antibióticos por ordem de risco.

O documento encontra-se disponível aqui.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Jerónimo Martins e Vale da Rosa juntos na produção de uvas biológicas
Próximo Live-stream: Conferências OCC/CAP - Fiscalidade na Agricultura - IRS, IRC e Benefícios Fiscais

Artigos relacionados

Blogs

PEPAC – Uma oportunidade para Definir uma Política Agrícola Nacional

O artigo divulgado aqui é parte integrante da última edição da Revista Espaço Rural da CONFAGRI, recentemente publicada, que dedicou um amplo destaque à Aplicação da PAC em […]

Nacional

CONFAGRI promove segurança dos agricultores – 18 de Janeiro 2018- S. João da Pesqueira

Em iniciativa conjunta da CONFAGRI com a sua associada Caixa  de Crédito Agrícola do Douro e Côa e com o Centro de Gestão da Empresa Agrícola da Região Sul, […]

Últimas

A utilização de plantas autóctones em infraestruturas ecológicas

Foi-nos colocada uma questão: numa exploração em modo de produção biológico que plantas escolher para integrar um espaço que sirva de abrigo […]