ADVID apresenta a ADVIDclim – Projeções Climáticas

ADVID apresenta a ADVIDclim – Projeções Climáticas

A ADVIDclim é uma plataforma de acesso livre que permite analisar 11 parâmeros climáticos, para três períodos temporais sob três cenários de gases de estufa, e será lançada no próximo dia 16 de junho, no evento “Agricultura 4.0 – Promoção da Sustentabilidade para o Setor Europeu do Vinho”.

«A nível de exportação, o setor do vinho representa mais de 840 milhões de euros na economia portuguesa, tendo como meta 1000 milhões de euros até 2023.  As alterações climáticas podem mudar este panorama, necessitamos de antecipar cenários para enfrentarmos o quanto antes os desafios que nos estão a ser colocados», afirma José Manuel Manso, presidente da ADVID – Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense.

Para uma melhor compreensão do clima em Portugal Continental, e muito particularmente nas regiões vitivinícolas, a ADVID contou com a colaboração do prestigiado cientista americano, Prof. Dr. Gregory Jones, Department of Environmental Studies, Southern Oregon University, considerado um dos principais especialistas mundiais em alterações climáticas na vinha, com trabalhos realizados em diversas regiões vitícolas do mundo.

Como resultado desse estudo realizado em 2013, a ADVID irá disponibilizar, com acesso livre, através da sua página Web, a plataforma ADVIDclim, em formato SIG, que permite analisar 11 parâmetros climáticos resultantes das projeções para Portugal Continental para os períodos 2020, 2050 e 2080  sob os cenários de gases de estufa B2 (moderado), AB1 (médio) e A2 (elevado). A validação das projeções para 2020 está a ser processada e será divulgada logo que possível.

A informação disponibilizada é uma ferramenta essencial de apoio à tomada de decisão, não só dos empresários e técnicos vitivinícolas, mas para toda a atividade agrícola.

O evento europeu “Agricultura 4.0 – Promoção da Sustentabilidade para o Setor Europeu do Vinho”, onde será apresentada esta plataforma, é promovido pela ADVID através do CoLAB VINES&WINES, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia.

Comente este artigo
Anterior Agricultores y ganaderos españoles participan en la manifestación de Lisboa por una PAC más justa
Próximo Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural apresenta propostas de calendário venatórios para época 2021/2022

Artigos relacionados

Nacional

Áreas da saúde humana, animal e do ambiente juntas para combater resistência a antibióticos

O número de mortes não parará de aumentar e as estimativas apresentadas hoje referem que se nada for feito em Portugal em 2050 morreriam 49.900 pessoas devido a infeções intratáveis provocadas por bactérias multirresistentes. […]

Últimas

La biodiversité est bénéfique pour les cultures

Une large analyse montre que les services apportés par la nature, comme la pollinisation, profitent à la plupart des cultures agricoles, […]

Comunicados

VIII Simpósio Nacional de Olivicultura reuniu 140 investigadores e técnicos

Realizado a 7 e 8 de Junho, no CNEMA, em Santarém, e integrado na programação da Feira Nacional de Agricultura, o VIII Simpósio Nacional de Olivicultura levou o contributo do sistema científico e técnico à fileira do olival e azeite, imprescindível para uma melhor produção, […]