O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou que Portugal e Grécia vão assinar um acordo de cooperação na área da proteção civil para a partilha de experiências na prevenção e combate aos incêndios florestais.
Em Lisboa, no final de uma reunião com o Ministro da Crise Climática e Proteção Civil da Grécia, Christos Stylianides, Eduardo Cabrita acrescentou que o acordo sobre o memorando de entendimento e cooperação foi concluído e a assinatura será feita «com a máxima brevidade».
A partilha de experiências vai faze com que Portugal disponibilize à Grécia a experiência dos últimos quatro anos e que contribuiu para «uma redução do número de incêndios e de área ardida».
Eduardo Cabrita disse também que «a Grécia e Portugal já manifestaram a vontade de participar na compra conjunta de aviões de combate a incêndio Canadair» junto da União Europeia.
Este acordo vai permitir «partilhar uma encomenda comum, partilhar meios aéreos que podem ser usados em toda a União Europeia e também ter uma melhor negociação».
«Acreditamos que faremos uma melhor negociação se o fizermos à escala europeia e não Portugal ou a Grécia negociando isoladamente a aquisição de meios aéreos», acrescentou.
Portugal e Grécia são dois países mediterrânicos afetados pelas alterações climáticas e onde se verifica «uma conjugação por vezes complexa entre áreas afetadas por incêndios florestais de grande dimensão e zonas com uma presença turística muito significativa».
«Isso justifica uma cooperação bilateral entre os dois países», realçou Eduardo Cabrita.