Ações de cariz ambiental e educacional marcaram comemorações dos dias da Água e da Floresta em Seia

Ações de cariz ambiental e educacional marcaram comemorações dos dias da Água e da Floresta em Seia

[Fonte: Gazeta Rural]

dig

Tendo subjacente a preservação das árvores e do meio ambiente, o Dia Mundial da Floresta foi comemorado com ações de arborização com as escolas.

Numa associação ao Dia do Carbono, que também se celebra no dia 21 de março, o CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela e alunos da Escola Profissional da Serra da Estrela realizaram uma plantação simbólica de 7 carvalhos-alvarinhos na Barroca da Fonte, em Seia, um por cada período da Tabela Periódica.

O objetivo das ações é sensibilizar, em especial a comunidade escolar, para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. As árvores são um dos principais reservatórios de dióxido de carbono, pelo que são importantes reguladores do clima, combatendo as alterações climáticas.

Enquadrado no tema, o CISE também realizou uma ação de educação ambiental – “A Flora da Serra da Estrela” na Escola Dr. Guilherme Correia de Carvalho, dirigida a todos os alunos dos quintos e sextos anos de escolaridade. Com esta ação pretendeu-se, não só dar a conhecer a flora e a vegetação da serra da Estrela e a função da floresta, mas principalmente alertar os alunos para a importância da conservação das espécies nativas da região.

Paralelamente, a convite do Chão do Rio – Turismo de Aldeia, o CISE realizou no dia 21 um percurso interpretativo por uma área que foi reflorestada, no início de 2018, em conjunto com a Casa de Santa Isabel e os alunos do 6ºA da Escola Dr Guilherme Correia de Carvalho. A visita ao Chão do Rio incluiu ainda a colocação de uma série de 13 caixas ninho feitas na carpintaria da Casa Santa Isabel, que pretendem compensar um pouco a falta de abrigo pela redução da floresta no pós fogo Outubro 2017, e a plantação simbólica de dois vidoeiros. No final, os alunos foram protagonistas de momentos de poesia e da dramatização de uma obra da autoria de José Saramago.

No dia seguinte, a 22 de março, foi assinalado o Dia Mundial da Água no Centro Escolar de Seia com jogos e experiências, uma forma lúdica de chamar a atenção dos alunos do 1º ciclo para o uso sustentável da água.

A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA (EPAL), que através do jogo “Glória” deu a conhecer o ciclo da água, o valor associado a este bem precioso para a vida e algumas dicas para um uso eficiente, como o consumo de água da torneira. Por sua vez, a Loja da Poupança Energética do Município proporcionou a realização de experiências sobre a água no espaço da loja itinerante

Tratam-se de um conjunto de ações fundamentais na formação da consciência ambiental. O objetivo das iniciativas visam mostrar que, através de pequenas mudanças de comportamento no dia-a-dia, é possível reduzir o consumo de água e contribuir para o seu uso eficiente, e sensibilizar os alunos sobre a importância que a água e as florestas têm na nossa vida, motivando-os para a sua preservação.

Associadas a estas medidas, o Município tem previstas outras iniciativas no plano de sensibilização educacional, como a ação sobre o uso da água que a EPAL vai realizar nos Jardins-de-Infância da Santa Casa da Misericórdia e do Centro Paroquial, no próximo dia 4 de abril, e as visitas ao Ecocentro e Estação de Transferência, esta sexta-feira (29 de março), com o 8º ano do Agrupamento de Escolas de Seia.

Comente este artigo

O artigo Ações de cariz ambiental e educacional marcaram comemorações dos dias da Água e da Floresta em Seia foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Anterior Grávidas, portadores de VIH e pessoas com sinais distintivos impedidas de ser guardas-florestais
Próximo Governo apoia investimentos para travar ‘Xylella fastidiosa’ com 2 ME

Artigos relacionados

Últimas

Inquérito sobre o Agroportal – a sua opinião conta!

Dê-nos a sua opinião sobre o Agroportal para podermos ajustar o nosso serviço à sua medida. Abra a notícia e responda. São 6 perguntas. Tempo máximo de resposta 2 minutos!

Nacional

Eis a maior acumulação de macroalgas do mundo

[Fonte: Público]

Em Junho de 2018, houve uma mancha de macroalgas entre o Oeste de África e o golfo do México tão densa que se via do espaço. […]

Nacional

Liga dos Bombeiros. Decisão de levar comandante de Pedrogão a julgamento é “ignorante”

[Fonte: Rádio Renascença]

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) reafirma total solidariedade com o comandante dos Voluntários de Pedrogão Grande. […]