Abril quente e muito chuvoso

Abril quente e muito chuvoso

mês de abril de 2020, em Portugal Continental, classificou-se como quente e muito chuvoso.

O valor médio da temperatura média do ar, 13.91 °C, foi superior ao normal com uma anomalia de +0.76°C. O valor médio da temperatura máxima do ar, 18.56 °C, foi superior ao normal com uma anomalia de +0.38°C.
O valor médio da temperatura mínima do ar, 9.26 °C, foi superior ao normal em 1.12 °C, sendo o 5º valor mais alto desde 2000 (mais alto em 2011, 11.12 °C) e o 14º desde 1931.

O valor médio da quantidade de precipitação em março, 116.9 mm, corresponde a 148 % do valor normal 1971-2000 (78.9 mm). Em termos de distribuição espacial, os valores de precipitação foram superiores ao normal em todo o território e em particular nas regiões do Centro e Alto Alentejo.

No final do mês de abril, verificou-se, em relação ao final de março um aumento dos valores de percentagem de água no solo em todo o território e em particular nas regiões do Norte e Centro., no entanto nalguns locais do Baixo Alentejo e Algarve ainda se verificam valores inferiores a 40%.

De acordo com o índice PDSI, no final abril (Figura), verificou-se uma diminuição da área e da intensidade da seca meteorológica:

  • Nas regiões do Centro e do Sul, onde já não se verifica a classe de seca severa,
  • Mantem-se ainda a classe de seca moderada no Baixo Alentejo e Algarve;
  • No final do mês cerca de 1/3 do território estava em situação de seca meteorológica (classes de seca fraca e moderada).

Imagens associadas

Distribuição espacial do índice de seca meteorológica 31 de março (esq.) e a 30 de abril 2020 (dir.)

O artigo foi publicado originalmente em IPMA.

Veja a previsão do tempo e a melhor altura para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta.

Comente este artigo
Anterior Exportação de maçã para o Equador
Próximo O Agroportal atinge um novo recorde e alcança todos os objetivos estabelecidos, mais de 130 mil utilizadores em abril

Artigos relacionados

Nacional

Depois de colocado numa “lista negra”, Zoomarine responde: “Zoos como o Zoomarine têm um contributo realmente efetivo na conservação da natureza”

Num comunicado hoje publicado, o Zoomarine salienta que é sua prioridade “garantir o bem-estar e a saúde dos animais sob o seu cuidado humano”, […]

Eventos

Agricultura 4.0 – Promoção da Sustentabilidade para o Setor Europeu do Vinho – 16 de junho

O Evento Europeu “Agricultura 4.0 – Promoção da Sustentabilidade para o Setor Europeu do Vinho” é promovido pela ADVID, através do CoLAB VINES&WINES, e será realizado […]

Nacional

Identificadas 37 novas espécies de plantas hospedeiras da Xylella fastidiosa

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) anunciou recentemente que foram identificadas 37 novas espécies de plantas […]