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– 24-10-2007 |
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Futuros profissionais de Hotelaria aprendem t�cnicas e truques de harmoniza��o
Eram 25 os alunos do curso Produção Alimentar em Restaura��o, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), que aceitaram o desafio proposto pela campanha promocional do champagne em Portugal: criar sugestáes de harmoniza��o entre este n�ctar e tapas, a primeira ac��o com uma vertente educativa levada a cabo no ambito da campanha. Sushi � portuguesa, Vol-au-vent de Magret e Chevre panado foram algumas das iguarias propostas pelos futuros profissionais de hotelaria, harmonizadas os sabores de marcas como a Mo�t et Chandon, Nectar Imperial, Pommery Brut Royal e J. de Telmont Rose. O Champagne pretende continuar a seduzir Portugal mas, nesta nova fase da campanha, a aposta vai para a vertente educativa, uma vez que o Comit� Interprofessionnel du Vin de Champagne v� nos alunos futuros embaixadores do correcto uso, conserva��o e harmoniza��o deste n�ctar único no mundo, de modo retirar as m�ximas potencialidades quer do champagne, quer dos pratos com os quais � servido. Chefs e sommeliers são poderosos elos de liga��o entre público e o produto, contribuindo para que o consumidor seja capaz de aprender a apreciar e distinguir os diferentes tipos de champagne e saber qual a escolha certa para cada tipo de prato. As harmoniza��es correram de acordo com o previsto, dando liberdade a cada aluno para criar a sua pr�pria proposta, depois de provar cada um dos champagnes e tapas para seleccionar as melhores liga��es até encontrar a harmoniza��o perfeita! Antes de passar a pr�tica, houve uma forma��o te�rica que abordou temas te�ricos e pr�ticos, tais como o conhecimento da Regi�o de Champagne, as caracterásticas e diferencia��o dos v�rios tipos de Champagne, assim como a aplica��o dos mesmos para a correcta combina��o com os menus. Mo�t et Chandon Nectar Imperial, Pommery Brut Royal e J. de Telmont Rose foram os champagnes que acompanharam pratos t�o variados como Chevre panado com doce de frutos tropicais, Vol-au-vent de Magret laminado com pleurotes salteados, Salm�o fumado, Sushi � Portuguesa (presunto serrano, queijo da serra e fruta), Bacalhau Confit em tosta de p�o caseira barrado com manteiga de alho, queijo de Azeit�o em p�o caseiro, ou mesmo sobremesas tais como bombons de chocolate e do�aria regional. Todas as propostas foram dadas a provar. A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril � a primeira de muitas escolas onde v�o ser levadas a cabo estas ac��es de forma��o, que culminam com uma visita conjunta de um grupo formado pelo melhor aluno de cada escola � regi�o do Champagne, onde teráo a oportunidade de conhecer as plantações, maisons e contactar directamente com alguns dos melhores profissionais da sua área. Depois da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, as ac��es de forma��o v�o passar por Coimbra (8 de Novembro), Algarve (16 de Novembro), Porto (23 de Novembro) e Lamego (27 de Novembro). Apesar de todos os alunos terem acesso � mesma uma forma��o te�rica semelhante, esperam-se propostas de harmoniza��o �nicas, que evidenciem o seu talento e criatividade.
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