|
|
|
|
|
– 31-12-2007 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
Casa do Douro: Fladgate Partnership comprou cinco milhões de litros de vinho do PortoO grupo The Fladgate Partnership adquiriu cinco milhões de litros de Vinho do Porto � Casa do Douro, um neg�cio de 15 milhões de euros que servirá para o pagamento de d�vidas a tr�s instituições banc�rias. O presidente da Casa do Douro, Manuel Ant�nio Santos, afirmou � Agência Lusa que se trata de "um neg�cio muito importante" para a instituição representativa dos viticultores durienses. O acordo entre a Casa do Douro e a Fladgate, que det�m as marcas de vinho do Porto Taylor’s, Fonseca, Croft e Delaforce, foi assinado s�bado e divulgado hoje pelo jornal Di�rio de notícias (DN). Manual Ant�nio Santos afirmou que o "encaixe financeiro" vai servir para pagar d�vidas de cerca de 15 milhões de euros a tr�s instituições de cr�dito, nomeadamente a Caixa Geral de Dep�sitos, o Banco Portugu�s de Neg�cios e a Caixa Central de Cr�dito Agr�cola M�tuo, a quem os vinhos estáo penhorados. O total da d�vida acumulada pela Casa do Douro � de 125 milhões de euros, repartida pelo Estado e instituições banc�rias. "� a confirma��o do que sempre dissemos. Havendo possibilidade de neg�cio de vinhos a Casa do Douro facilmente resolver� os seus problemas financeiros", salientou o respons�vel. Manuel Ant�nio Santos considera que este neg�cio poder� "trazer alguma paz" � Regi�o Demarcada do Douro e "criar� condi��es" para a Casa do Douro desempenhar as suas funções de defesa dos viticultores durienses. O dirigente espera ainda que a parceria com esta empresa de vinhos de Porto seja o pontap� de sa�da para a concretização de outros neg�cios. Os cerca de cinco milhões de vinhos do Porto, a maior parte dos quais com dez anos, adquiridos pela Fladgate Partnership, representam um quarto do stock de vinhos da Casa do Douro. Os vinhos mais valiosos e antigos da instituição (com colheitas desde 1934 até � d�cada de 80) estáo penhorados ao Estado. David Guimaraens, en�logo da Fladgate Partnership, afirmou ao DN que a Fladgate quis simultaneamente mostrar que "acredita no sector do vinho do Porto" e "contribuir para ajudar � resolu��o do problema dos elevados stocks da cada do Douro e das suas d�vidas". The Fladgate Partnership ocupa a quarta posi��o do ranking das vendas do sector, em volume, com 11,7 por cento, atr�s do grupo Symington (22,3 por cento), Cruz (20,5 por cento) e Sogrape (15,4 por cento). Apesar do ministro da Agricultura ter acusado a direc��o da Casa do Douro de "m� gestáo", Manuel Ant�nio Santos reformulou o convite ao governante para participar num Conselho Regional de Viticultores para explicar as "d�vidas" da instituição aos institutos públicos.
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |
Discussão sobre este post