O Governo prolonga até ao final de 2026 o apoio de 10 cêntimos por litro de gasóleo colorido e marcado, com uma verba adicional de 15 milhões de euros para compensar os custos dos setores agrícola e florestal. A medida pretende “garantir a sustentabilidade da nossa agricultura e dar condições para que possam continuar a trabalhar e a alimentar Portugal”, afirmou o Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes.
O Ministro sublinhou que o objetivo é não “deixar os agricultores sozinhos perante o aumento dos custos”, considerando que este apoio é “uma resposta concreta à forte subida dos custos dos combustíveis” e proporciona uma “previsibilidade e a estabilidade de que precisam”.
Os encargos serão suportados pelo Ministério das Finanças, através do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), e será feito de forma faseada. Os consumos de julho e agosto serão pagos em outubro, seguindo-se os pagamentos no final do segundo mês após cada período de consumo.
A medida contempla também verbas adicionais para as Regiões Autónomas, até 1,25 milhões de euros para os Açores e 250 mil euros para a Madeira.
Leia na íntegra o comunicado do Ministério da Agricultura e Mar.
Fonte: Governo
















































