A ANIL, Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios, organiza hoje, o evento ENLÁCTEOS 2025, no Centro Cultural de Macieira de Cambra, em Vale de Cambra. O tema deste ano é «Compromisso de Futuro» e é o mote para a abordagem daquelas que são as principais preocupações do setor e que serão debatidas ao longo de todo o dia.
O evento surge num momento particularmente desafiante para o setor agroalimentar, marcado por incertezas geopolíticas, pressões ambientais, alterações nos padrões de consumo e exigências crescentes de inovação e sustentabilidade.
Um dos pontos altos do programa será a intervenção de Paulo Portas, antigo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, que irá abordar o tema “O mundo em mudança: contexto geopolítico e geoeconómico”. Com a sua reconhecida capacidade de análise internacional, o palestrante trará uma perspetiva esclarecedora sobre os impactos globais nas cadeias de valor, no comércio e nas decisões estratégicas para setores como o dos lacticínios.
Ao longo do dia, o programa contará ainda com apresentações dedicadas às tendências de consumo, à realidade dos mercados nacional e internacional, à comunicação estratégica, bem como à digitalização e sustentabilidade industrial. O evento terminará com uma mesa redonda que irá juntar representantes de entidades-chave para debater os desafios e oportunidades da sustentabilidade.
Para Maria Cândida Marramaque, diretora-geral da ANIL, este evento assume um papel central na estratégia de valorização do setor. “O ENLÁCTEOS é um momento de convergência entre indústria, conhecimento e visão de futuro. A partilha de ideias e a presença de figuras relevantes sublinham a importância de pensarmos o mundo dos lacticínios numa lógica integrada, moderna e resiliente. Precisamos de antecipar tendências, posicionar Portugal no contexto internacional e reforçar a confiança dos consumidores nos nossos produtos”, referiu.
O evento deste ano promete, assim, ser mais do que um simples evento, será o ponto de partida para novas narrativas, novas estratégias e um compromisso conjunto com a inovação, a competitividade e a sustentabilidade do setor dos lacticínios português.
Fonte: ANIL
ENLÁCTEOS 2025: Compromisso de futuro – 16 de maio – Vale de Cambra