A Associação Portuguesa de Economia Agrária (APDEA) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) vão organizar o Congresso Internacional da APDEA, que decorrerá entre 22 e 24 de outubro, no Polo de Inovação de Oeiras do INIAV, sob o tema “A Agricultura no centro da Sustentabilidade: Ciência versus Demagogia”.
De acordo com o comunicado de imprensa, o evento pretende discutir o papel da agricultura na promoção da sustentabilidade, baseado no conhecimento científico mais atual e confrontando perspetivas e mitos pouco fundamentados.
O congresso integra o XI Congresso da APDEA e o V Encontro Lusófono em Economia, Sociologia, Ambiente e Desenvolvimento Rural. A iniciativa tem ainda o apoio da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER).
A iniciativa vai contar com investigadores de diferentes países, maioritariamente de língua portuguesa, que vão apresentar comunicações, orais e em poster, sobre temas relacionados com mitos e realidades na agricultura sustentável; inovação tecnológica e gestão sustentável dos recursos naturais; economia circular e sustentabilidade; risco e resiliência em cadeias e sistemas agroflorestais; mercados e competitividade; educação e comunicação; responsabilidade social e comunidades rurais e o futuro dos sistemas alimentares e consumo sustentável.
Desta forma, vão decorrer três sessões plenárias que contam abordar a temática geral segundo três perspetivas: Ambiente e Território, Economia e Política, assim como Sociedade e Desenvolvimento. Cada sessão terá dois oradores convidados, seguido de um espaço de questões colocadas pelos participantes.
A nota de imprensa refere ainda que, no encerramento do congresso, vai decorrer um debate no qual vão participar representantes do setor agrícola.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.