No 26º episódio d’ A Palavra aos Frescos apresentamos a Organização de Produtores PAM 🍅🥬
A PAM – Organização de Produtores foi fundada em 2009 e está sediada na Póvoa de Varzim. Atualmente, reúne 87 produtores, com uma área de 50 hectares de estufas e 100 hectares de produção ao ar livre.
Em 2023, a produção atingiu 8 mil toneladas de hortícolas frescos, resultando num volume de faturação de 18 milhões de euros. As principais culturas incluem alface (produzida todo o ano), tomate (com cerca de 3 mil toneladas na primavera-verão), além de courgettes, feijão verde e abóboras.
A sustentabilidade e inovação são pilares da PAM. Recentemente, investiu numa calibradora automatizada, financiada pelo Programa Operacional, que otimiza a seleção do tomate e já está preparada para o kiwi. Além disso, aposta na redução da pegada carbónica, substituindo veículos a combustível por elétricos e promovendo o uso de plástico biodegradável para controlar infestantes e reduzir o consumo de água.
O Departamento Técnico conta com três especialistas que prestam apoio técnico e fitossanitário aos produtores. A organização e escalonamento da produção garantem um fornecimento contínuo à grande distribuição, assegurando a presença diária dos produtos no mercado.
Para os produtores, integrar a PAM significa força coletiva, partilha de conhecimento e apoio técnico, facilitando a comercialização e tornando a produção mais eficiente e sustentável.
Assista ao vídeo e conheça mais sobre a PAM e a importância da produção organizada!
Fonte: FNOP