No âmbito do projeto intermunicipal “Comer Bem, Crescer Feliz” da CIM Viseu Dão Lafões decorreu, hoje de manhã, no Centro Escolar de Nelas, a primeira ação de literacia alimentar no Concelho de Nelas, que vai chegar a 100 alunos do 1º CEB, intitulada “Missão no Pomar – Maçã Bravo de Esmolfe”.
O Presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Amaral, marcou presença na sessão e destacou a importância deste projeto na sensibilização para a adoção de uma alimentação equilibrada e sustentável, e na promoção de produtos de origem biológica e da época, evitando, assim, o desperdício
alimentar.
Enaltecendo ao mesmo tempo a importância da Maçã Brava de Esmolfe enquanto produto DOP, típico da região de Viseu Dão Lafões, que deve ser promovido tanto pelas suas características nutricionais e benefícios para a saúde, como pela sua versatilidade na elaboração de pratos salutares e saborosos.
Nesta primeira atividade pedagógica, que contou com a participação de alunos do 3º ano de escolaridade, as crianças foram desafiadas a explorar um jogo de tabuleiro gigante, constituído por desafios práticos e criativos que tinham como mote a alimentação saudável, com foco especial na Maçã Bravo de Esmolfe DOP.
Num ambiente de muita diversão, convívio, trabalho de equipa e cooperação, as crianças foram ultrapassando com muito sucesso os desafios propostos, e
conhecendo as características de uma alimentação saudável, equilibrada e sustentável, incluindo a Maçã Bravo de Esmolfe e os seus principais benefícios para a saúde.
O projeto “Comer Bem, Crescer Feliz” é uma iniciativa piloto com diversas ações a decorrem nas 14 escolas do território Viseu Dão Lafões, que tem como objetivo principal a dinamização de atividades pedagógicas com enfoque na literacia alimentar, procurando também, junto dos mais novos, fomentar a partilha de ideias, estimular o raciocínio lógico e o pensamento crítico e promover a criatividade.
Estas atividades de sensibilização para a alimentação saudável, que preveem a distribuição de produtos endógenos, serão dirigidas a crianças do Ensino Pré-escolar e do 1º CEB, envolvendo também docentes, pais e educadores.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.