A Bairrada é a região escolhida para a 23ª edição da Visita Vitivinícola da Associação Portuguesa de Horticultura (APH), coincidindo com a fase de pós-vingamento da vinha, o que permitirá apreciar o potencial deste ano vitícola na mais importante região de espumantes do país.
A APH regressa à Bairrada passados 20 anos e convida todos os interessados a participar neste fim-de-semana de convívio e de descoberta das vinhas, vinhos, gastronomia e património da Bairrada.
A Visita realiza-se de autocarro, com partida de Lisboa às 15h00 do dia 28 de junho, sexta-feira, e chegada a Lisboa às 18h00 do dia 30 de junho, domingo. Inclui dois noites e pequeno-almoço no Hotel das Termas da Curia, visitas guiadas, provas de vinho, dois almoços e dois jantares e documentação sobre os locais a visitar.
O programa começa com a receção dos participantes na Câmara Municipal de Cantanhede, ao final da tarde do dia 28 de junho. No sábado, dia 29 de junho, partimos à descoberta da centenária Destilaria Levira, especializada na produção de vinho e de bebidas espirituosas vínicas e licores; do surpreendente Aliança Underground Museum, que é primeiro Museu subterrâneo onde estagiam espumantes, vinhos e aguardentes em perfeita união com oito coleções de arte; e também do Polo de Inovação de Anadia da Estação Vitivinícola da Bairrada; do Museu do Vinho da Bairrada e do Espaço Rota da Bairrada.
O domingo, dia 30 de junho, é reservado para apreciar dois elementos centrais no património da região da Bairrada: o Calcário de Ançã, que acaba de ser reconhecido pela UNESCO como Pedra Património Mundial; e o Pastel de Tentúgal, um doce de fabrico 100% artesanal, que teremos oportunidade de desvendar da massa ao armar.