No próximo dia 19 de abril, os principais especialistas e profissionais do setor equino nacional encontrar-se-ão com o objetivo de reavaliar desafios cruciais deste setor em Portugal. Em foco estarão prioridades-chave como a promoção da biosegurança contra doenças emergentes; a urgência de melhorar a rentabilidade diante dos custos de produção e da instabilidade do mercado. A promoção da sustentabilidade ambiental estará também em destaque.
O Setor Equino está prestes a alcançar mais um marco significativo com a aproximação do 2º Workshop Nacional da Rede Temática EUnetHorse, agendado para o dia 19 de abril de 2024, na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa (FMV-UL).
Organizado pelo FeedInov CoLAB em colaboração com a FMV-UL, a iniciativa organizada no âmbito deste projeto europeu reunirá especialistas nacionais e profissionais do setor equino para revisitar e aprofundar os dados já obtidos a nível europeu, apresentados em Lyon em dezembro de 2023, e discutir novas perspetivas e soluções para o setor.
Durante o 2º workshop, os participantes irão reexaminar os principais desafios de saúde e bem-estar dos cavalos em Portugal, incorporando as informações e insights compartilhados no evento europeu anterior. Isso inclui a necessidade urgente de promover medidas de biosegurança para prevenir doenças emergentes.
Além disso, o evento destacará, entre outros pontos, a importância da sustentabilidade ambiental no setor equino. Com a adaptação às mudanças climáticas em foco, questões como a escassez de água e a gestão eficaz de recursos naturais, como pastagens e resíduos, estarão também em discussão.
No aspeto socioeconómico, o workshop retomará a necessidade de melhorar a rentabilidade do setor, que enfrenta os desafios dos altos custos de produção e a volatilidade do mercado.
A iniciativa não apenas reitera o compromisso de Portugal com o avanço do setor, mas também demonstra a colaboração contínua com os parceiros europeus para promover a inovação, a sustentabilidade e o bem-estar dos cavalos. A FMV-UL, como anfitriã do workshop, proporcionará um ambiente propício para discussões construtivas e colaborativas.
Paralelamente, neste mesmo dia, ocorrerá uma Reunião do Conselho Consultivo Nacional, com representantes de 10 importantes entidades, para discutir o impacto do projeto a nível nacional e medidas para as políticas do setor equino em Portugal. É uma oportunidade ímpar de influenciar diretamente o futuro do setor equino no país, tornando-o mais resiliente, sustentável e próspero.