A CAP escolhe a Feira Nacional de Agricultura, o maior certame que o setor realiza em Portugal, para trazer ao debate o futuro dos jovens agricultores naquela que vai ser a 10ª Conferência Nacional de Jovens Agricultores.
O primeiro painel terá como tema a agricultura regenerativa, um caminho para o futuro e a apresentação estará a cargo da empresa de soluções agrícolas Egocultum.
No segundo painel, o CEJA – Comité Europeu de Jovens Agricultores, vai apresentar o tema da instalação de jovens agricultores na Europa.
Segue-se uma mesa redonda, moderada por José Diogo Albuquerque, acerca dos desafios para os jovens agricultores no novo PEPAC, com uma troca de ideias entre o Secretário Geral da CAP, Luís Mira, do Presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia da República, Pedro do Carmo, do Vereador da Câmara Municipal de Santarém, Nuno Russo, e, da Consulai, Pedro Santos.
Este ano, ao contrário do que vem sendo habitual, a Conferência não entregará o Prémio do Melhor Jovem Agricultor mas servirá de lançamento para a 10ª edição do Concurso Nacional de Jovens Agricultores que decorrerá até ao dia 1 de setembro e a entrega do prémio será realizada no dia 5 de setembro na Agroglobal. Tendo-se tornado uma referência para os jovens que desejam seguir a via empresarial.
O vencedor conquista um passe direto para representar Portugal no Congresso e no Concurso Europeu de Jovens que se realiza anualmente sob o patrocínio do Parlamento Europeu, momento em que o vencedor nacional se apresentará em representação de Portugal.
Organização CAP com o apoio do Agroportal, da APED, da Bayer, da Consulai, da New Holland e da Repsol.
A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.