A menos de um mês do início da 10ª edição do Concurso Vinhos de Portugal, o programa para os cinco dias de evento já pode ser consultado. De 8 a 12 de Maio estarão à prova 1380 referências de vinho que serão avaliadas por ilustres especialistas do sector.
A 1ª fase do Concurso Vinhos de Portugal decorre de 8 a 10 de Maio, no CNEMA, em Santarém, onde haverá sessões técnicas de prova das 9h às 13h. Neste período, os produtores estarão sob escrutínio do Júri Regular, constituído por 135 especialistas, 111 jurados nacionais e 24 internacionais do sector, entre os quais enólogos, sommeliers, jornalistas, wine educators. Entre os jurados internacionais destacam-se Bob Paulinski MW e John Lancaster dos EUA; Ewa Starzycka, Wojciech Starzycki e Adam Tomczak da Polónia; Martin Mortensen, da Suécia; Mike Turner, do Reino Unido; Michelle Carlín, do México; Thomas Vaterlaus, da Suíça; Yumi Tanabe, do Japão; Joseph Cho, da Coreia do Sul; Sebastião Vemba, de Angola e Michael Tremblay, do Canadá. Nestes três dias vão também decorrer Masterclasses, jantares com produtores, visitas e múltiplas provas de vinhos.
Nos dias 11 e 12 de Maio, o Grande Júri reunirá na CVR Beira Interior, na Guarda, para a 2ª fase do Concurso, momento em que irá eleger os Grandes Ouros e os Melhores no Ano, que serão revelados no Jantar e Cerimónia de Entrega de Prémios que vai realizar-se no dia 12 de Maio, no Centro Logístico de Pinhel, pelas 19h30. Para este momento é necessária inscrição prévia, pelo que deverá fazê-lo através do site oficial da organização – https://concursovinhosdeportugal.pt/index.php .
Esta iniciativa da ViniPortugal vai distinguir, pelo 10º ano consecutivo, os melhores vinhos nacionais pela sua qualidade ímpar, orientando e motivando produtores a lançarem vinhos diferenciadores que contribuam para posicionar Portugal enquanto produtor de referência nos mercados de exportação. Neste âmbito, e à semelhança das edições anteriores do Concurso, a ViniPortugal garantirá ainda a presença dos vencedores das medalhas “Grande Ouro” e “Ouro” em eventos internacionais deste ano.
A par da distinção dos melhores vinhos do mercado nacional, o Concurso Vinhos de Portugal é um ponto de encontro entre produtores e especialistas nacionais e internacionais que, durante uma semana, partilham experiências e criam sinergias entre si.
Ao longo desta década o Concurso Vinhos de Portugal contou com a inscrição de 11.509 referências de vinhos nacionais que foram sempre sujeitas a uma avaliação criteriosa de um júri conhecedor, nacional e internacional. Foram atribuídas 3.168 medalhas aos melhores Vinhos de Portugal e entre estas distinções, foram concedidas um total de 255 Grandes Ouro, 740 Ouro e 2044 Prata.
Para Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal, “O Concurso Vinhos de Portugal é hoje uma referência para o sector e estes números ilustram isso mesmo. Além de ser o local onde são seleccionados os melhores dos melhores, é também o ponto de encontro de produtores, especialistas, sommeliers e influenciadores, nacionais e internacionais, que durante estes dias aproveitam para trocar experiências entre si. A excelência dos nossos vinhos tem vindo a crescer de ano para ano, e cada vez mais a tarefa do júri se torna mais complicada, o que torna este Concurso cada vez mais interessante”.
Já é possível efetuar a inscrição nesta 10ª Edição e quem o fizer até ao dia 10 de Março recebe um desconto de 5€ por cada vinho inscrito, uma vantagem exclusiva durante este período. O registo pode ser feito no site oficial do Concurso Vinhos de Portugal até ao dia 2 de Abril.
O Regulamento do Concurso pode ser consultado, aqui.
Esta é mais uma das iniciativas da ViniPortugal que, a par da distinção dos melhores vinhos do mercado nacional, é, também, um ponto de encontro entre produtores e especialistas nacionais e internacionais, que partilham experiências e criam sinergias entre si, e uma forma de promoção dos vinhos portugueses dentro e fora de portas.
Data: 8 a 12 de maio de 2023
Local: Santarém