Webinar: Fotovoltaico Flutuante: Oportunidades e Desafios – 9 de julho

Webinar: Fotovoltaico Flutuante: Oportunidades e Desafios – 9 de julho

A EDIA vai realizar um webinar dedicado aos sistemas fotovoltaicos flutuantes, no próximo dia 9 de julho, pelas 10h00, com transmissão a partir da Central Fotovoltaica Flutuante de Cuba Este.

A EDIA é a empresa pública responsável pelo Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva e a sua missão de desenvolvimento regional inclui a promoção da produção de energia renovável, alinhada com os grandes objetivos do nosso país.

Para a sua concretização tem a ambição de produzir todas as suas grandes necessidades elétricas, recorrendo à produção fotovoltaica junto das estações elevatórias do sistema de distribuição de água.

Foi com este objetivo que foi pioneira em Portugal na instalação de centrais fotovoltaicas flutuantes e que agora se prepara para lançar um ambicioso projeto de autoconsumo com base nesta tecnologia.

A associação da produção fotovoltaica flutuante aos sistemas de regadio parece uma interessante simbiose em que a produção elétrica acompanha as necessidades de bombagem e beneficia ambos os sistemas com ganhos de eficiência hídrica e energética.

Num momento em que se antecipa para setembro um leilão de produção solar dirigido exclusivamente para os sistemas flutuantes, este webinar internacional junta um painel alargado de especialista para discutir as suas oportunidade e desafios.

A abrir este evento haverá a intervenção do Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, e a encerrar os trabalhos, a do Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho.

O evento estará disponível na plataforma Microsoft Teams através de inscrição prévia, bastando enviar email para [email protected] a solicitar acesso. Através desta plataforma será possível colocar questões durante a sessão.

O evento estará também acessível no canal Youtube da EDIA em https://youtube.com/user/AlquevaEDIA.

Comente este artigo
Anterior Webinar: Adaptação das florestas às alterações climáticas nas zonas semiáridas - 6 de julho
Próximo Palestra técnico-científica sobre Fogo Bacteriano - 14 de julho - Cadaval - ADIADO

Artigos relacionados

Comunicados

Ministro do Ambiente grava mensagem sobre a prevenção estrutural contra incêndios

O Ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, gravou uma mensagem de agradecimento aos profissionais do Instituto da […]

Últimas

La almendra Largueta se ha revalorizado más del 50% en un año

A lo largo de la semana, los precios en almendra continuaron subiendo. Mercamurcia anotó incrementos de entre 6 y 18 céntimos en todas las variedades, […]

Últimas

Proteção Civil alerta para risco de incêndios rurais devido a temperaturas altas e vento forte

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu esta segunda-feira um aviso à população sobre o perigo de incêndio rural, devido à […]