Webinar: Congresso Nacional dos Recursos Silvestres – “Do Laboratório ao Mercado: Casos de Sucesso” – 29 de junho

Webinar: Congresso Nacional dos Recursos Silvestres – “Do Laboratório ao Mercado: Casos de Sucesso” – 29 de junho

Do laboratório ao mercado, será o mote do Congresso Nacional dos Recursos Silvestres que decorrerá no dia 29 de junho, pelas 14h, em formato online.

Este evento vai reunir em painéis temáticos, diferentes casos de sucesso nas diversas fileiras dos recursos silvestres, como são os casos do cogumelo, medronho e figo da índia.

O objetivo é divulgar e discutir os desafios e oportunidades em áreas como a investigação, inovação, novas tecnologias e a sua aplicação ao mercado empresarial. Especial relevância será dada aos processos de produção e transformação desses recursos silvestres com vista à sua valorização económica e sustentabilidade.

O evento integra uma mesa redonda sob o tema A inovação como grande motor da valorização do setor agroalimentar com representantes de diferentes entidades, contando-se com a presença do Ministério da Agricultura, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar (CATAA), Portugal Foods e a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP). Este debate será moderado pelo jornalista Paulo Brilhante do Jornal Expresso Boa Cama Boa Mesa (a confirmar).

Como conclusões deste encontro espera-se um novo rumo para os centros de competências, recentemente criados pelo Ministério da Agricultura e que têm um papel ativo e determinante da valorização dos recursos naturais e específicos de cada sector.

Em particular, o caso do Centro de Competências dos Recursos Silvestres, espera um maior apoio para a valorização dos recursos silvestres existentes no país no sentido da articulação integrada entre produção, agroindústria e a investigação aplicada com o objetivo último de promover a competitividade do sector face ao atual contexto de recuperação socioeconómica do país.

Esta iniciativa é promovida pelo Centro de Competências dos Recursos Silvestres que tem como membro fundador o Ministério da Agricultura e é organizado pelo seu parceiro TAGUSVALLEY – Parque de Ciência e Tecnologia.

A participação no Congresso é gratuita, mas as inscrições são obrigatórias e devem ser realizadas até dia 28 de junho:

→ Inscrição ←

Comente este artigo
Anterior Dia aberto Biopest e Egis: O Castanheiro - 28 de junho - Valpaços
Próximo Apresentação do livro "O Ovo" de Madalena Lordelo - 29 de junho - Lisboa

Artigos relacionados

Últimas

Barragens cada vez mais à mingua no Alentejo

O volume de água das barragens continua a baixar de forma preocupante no Alentejo na sequência da seca que atravessa a região, […]

Últimas

IVDP: baixar teor de álcool no vinho do Porto “vai ao encontro da tendência mundial”

A alteração introduzida pelo Decreto-Lei n.º 7/2019, de 15 de janeiro, vai “permitir que os vinhos não integrados nas categorias especiais sejam comercializados com um mínimo de 18% volume” (ao invés dos 19 graus de teor de álcool previstos na legislação precedente). […]

Comunicados

Medical Cannabis Europe reuniu mais de 100 profissionais da indústria

Decorreu nos dias 16 e 17 de setembro, no hotel da Ramada, em Lisboa, a Medical Cannabis Europe Conference, o primeiro evento de cariz internacional que se propôs avaliar […]