|
|
|
|
|
– 16-05-2003 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] [ Internacional ] |
Vinhos : Estudo de Michael Porter critica destila��o e falta de investimentoPorto, 15 Mai Iniciado em Novembro de 2002, o estudo foi encomendado pela ViniPortugal, encarregue da promo��o dos vinhos portugueses, � empresa de consultoria estratégica Monitor Group, fundada por Michael Porter, e representa um investimento de meio milh�o de d�lares. O objectivo � tra�ar um plano de ac��o do sector para os próximos 10 anos que permita "tirar o máximo partido de todos os desafios e oportunidades que se apresentam no mercado global", num contexto de "concorr�ncia agressiva" por parte da Fran�a, It�lia, Espanha, Chile, Austr�lia, �frica do Sul, Calif�rnia e Argentina. Um cen�rio a que, segundo a ViniPortugal, acresce uma not�ria "falta de imagem de Portugal no mundo", "inefici�ncia e burocratiza��o excessiva de grande parte das instituições oficiais que regulam e certificam o sector" e "alguma falta de estratégia global". De acordo com a associa��o portuguesa, a investiga��o da Monitor Group – a apresentar publicamente dia 29, em Lisboa – revelou um conjunto de "áreas cr�ticas" a solucionar de forma a permitir "um maior crescimento e competitividade" do sector vit�cola portugu�s. Entre os problemas detectados, destaca-se a "avultada quantidade de destila��o", tendo-se verificado que, em determinadas regi�es, diversas empresas destilam mais de metade da sua produ��o. Igualmente apontada foi a "falta de massa cr�tica em mercados externos", onde o vinho portugu�s � vendido na categoria "resto do mundo" ou como uma parte integrante da categoria "Espanha" em retalhistas e restaurantes. A travar o desenvolvimento do "cluster" do vinho portugu�s estáo Também, segundo a Monitor Group, o baixo nível. de desenvolvimento e elevada fragmenta��o do sub-sector da viticultura, além da "quase aus�ncia de investimento" quer por parte de investidores locais, quer estrangeiros. Segundo adianta a ViniPortugal, no ambito da estratégia que irá propor para o sector vit�cola portugu�s, a empresa de Michael Porter apresentar� sete campanhas de ac��o para os próximos 10 anos. Estas campanhas resultam do trabalho desenvolvido em Março e Abril por grupos de trabalho em que participaram mais de 40 elementos da fileira, incluindo Ant�nio Amorim, do Grupo Amorim, o director geral do Turismo, Rui Valente, e o administrador do ICEP, Alfredo Antas Teles. Estes grupos foram supervisionados por um comit� que integrou, entre outros, o secret�rio de Estado para o Desenvolvimento Rural, Bianchi de Aguiar. Criada em 1997, a ViniPortugal � uma associa��o interprofissional centrada na promo��o dos vinhos portugueses no país e no estrangeiro, cuja actividade � financiada por uma parte da verba que o Instituto do Vinho e da Vinha (IVV) cobra aos produtores na certifica��o de vinho e/ou vinagres. A Monitor Group � uma empresa de consultoria estratégica global fundada em 1983 pelos professores da Universidade de Harvard, Michael Porter e Mark Fuller, com o objectivo de aplicar conceitos de vantagem competitiva desenvolvidas na instituição. Sedeada em Cambridge, Massachussetts, a Monitor emprega hoje mais de mil pessoas em escrit�rios em todo o mundo, que coordena a partir de Londres a actividade dos seus 13 escrit�rios na Europa. Entre os diversos serviços de consultoria j� prestados a v�rios governos e empresas, conta-se o relatério elaborado por Michael Porter, em 1993, e por encomenda do Governo de Cavaco Silva, sobre a economia portuguesa. J� ent�o, o sector do vinho foi apontado como um dos "clusters" nacionais com maior potencial.
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |
Discussão sobre este post