No Portugal na Esplanada do Minho sugerimos que conheça a história e a gastronomia da região nas nossas esplanadas, mas que aproveite também as novidades das sugestões. Conhecida pelos vinhos verdes e pelo verde da paisagem, a região do Minho apresenta-se como um lugar cheio de novidades para explorar.
De Braga a Ponte de Lima são uns quantos quilómetros de verde e umas quantas curvas. Chegados a esta vila portuguesa, basta perguntar pelo campo de golfe e quando lá entrar, seguir as indicações até à Sra. Peliteiro. Paula é a mestre que dá nome à casa. Nortenha sem dúvida e descomplicada sempre, acima de tudo na cozinha. Se escolher esta sugestão, peça uma moqueca de camarão para prato principal.
Esposende, no Cávado, será a zona balnear mais conhecida nas redondezas. Tem na praia de Cepães um projeto de dois irmãos que escolhemos como sugestão para um fim de dia ou para aproveitar o sol daquela praia. Não faltam cocktails, pratos clássicos sempre com alguma irreverência e se ficar a gostar do lugar, pode sempre estender a visita até ao jantar.
A viagem termina em Vila Verde, o ponto mais a norte desta passagem pelo Minho, e é lá que encontramos a Torre de Gomariz. Um espaço de história e onde se pode viajar séculos sem sair do lugar. O edifício recuperado é acima de tudo um hotel mas é também um lugar de vinho, especialmente o vinho verde, e uma esplanada da região. Os sabores são portugueses mas o Chef Marco acrescenta-lhe em todos os toques uma novidade. Se lá passar, já sabe, peça uma pintada porque vai valer a pena.
Ficha técnica:
- Jornalista: Helder Correia
- Repórter de Imagem: Fernando Silva, Hugo Veigas e Luís Bernardino
- Edição de Imagem: Ana Rita Sena
- Colorista: Gonçalo Carvoeiras
- Grafismo: Pedro Morais e Paulo Alves
- Drone: 4kfly
- Produção: Ana Marisa Silva
- Coordenação: Marta Brito dos Reis
- Direção: Ricardo Costa
Discussão sobre este post