O vinho açoriano Néctar dos Currais, da Curral Atlântis, foi distinguindo com o mais alto galardão do V Concurso Enológico Cidades do Vinho, que decorreu na Madalena, na ilha do Pico, divulgou hoje o município.
No âmbito do concurso nacional, os vinhos do Pico arrecadaram seis medalhas, cinco dos quais para o concelho da Madalena, segundo uma nota de imprensa da câmara municipal.
Além da Grande Medalha de Ouro atribuída ao Néctar dos Currais, receberam a Medalha de Ouro os vinhos Ilha do Pico – 20 Anos, da Picowines; Revelascende, de Lucas Amaral; Verdelho, O Original, da Azores Wine Company; Chão de Lava, da Insula Vinus; e Buraca, da Adega A Buraca.
A vila da Madalena acolheu a 5.ª edição do concurso, organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e pela Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, entre quinta-feira e domingo.
“Este concurso tem uma visão totalmente diferente de outros semelhantes, uma vez que a sua essência fundamental é o território, as suas potencialidades, os seus produtos endógenos, o turismo e o vinho”, afirmou o secretário-geral da AMPV, José Arruda, citado em comunicado de imprensa divulgado anteriormente por este organismo.
Os vinhos foram avaliados por 30 jurados de regiões diferentes.
Foi realizada uma feira de vinhos durante os dias do concurso e, nos dias que antecederam a competição, os jurados estiveram em várias ilhas dos Açores para provas de vinhos e visitas técnicas.
O objetivo, segundo a organização, foi dar a conhecer a realidade dos vinhos açorianos e promover uma reflexão sobre os desafios do setor a nível nacional.
O concurso conta, desde a primeira edição, em 2020, com o Alto Patrocínio do Presidente da República. Tem também o apoio institucional do Ministério da Agricultura.
A comissão técnica científica foi presidida por António Sérgio Curvelo Garcia e a comissão de honra por Vasco d’Avillez. O júri do concurso foi presidido por António Ventura.