União Europeia desmistifica mitos sobre a carne de porco

União Europeia desmistifica mitos sobre a carne de porco

Let’s Talk About Pork From Europe é a assinatura da campanha de comunicação que a Comissão Europeia acaba de lançar com o propósito de desmistificar alguns dos mitos mais frequentes sobre a carne de porco.

A iniciativa, cuja duração prevista são três anos, arranca simultaneamente em Portugal, Espanha e França e dirige-se essencialmente a públicos jovens, até aos 30 anos. Os três países foram escolhidos pela importância que a carne de porco assume não só na economia local, mas também na dieta alimentar mediterrânica, considerada pela UNESCO património imaterial da humanidade.

A campanha, cujo investimento previsto ronda os 7.500 milhões de euros, é gerida por entidades setoriais de cada país: Aligrupo – Agrupamento de Produtores de Suínos e Agrupalto – Agrupamento de Produtores Agropecuários (Portugal); Interporc – Interprofesional del Porcino de Capa Blanca (Espanha) e Inaporc – Interprofession Nationale Porcine (França).

A carne de porco é uma das carnes mais consumidas em todo o mundo, mas tem sido alvo de mensagens erradas e por vezes difamatórias, que associam negativamente a produção de porcos a temas sensíveis ligados com o ambiente, a segurança alimentar e o bem-estar animal. Esta desinformação, tem levado o público, e especialmente os mais jovens, a substituirem o consumo de carne de porco por outros bens alimentares.

Reconhecendo que é imperativo combater a desinformação e esclarecer alguns mitos que se instalaram, a União Europeia decidiu lançar a campanha Let’s Talk About Pork From Europe, à qual nos associamos de imediato” comenta Vitor Menino, Presidente da Aligrupo. “Nos próximos três anos teremos oportunidade de desmistificar e esclarecer dúvidas sobre a relação da suinicultura com o meio ambiente, e também com a segurança alimentar, o bem-estar animal, a investigação, a diversidade, os benefícios nutricionais e a alimentação animal. Durante a campanha, o objetivo é esclarecer, informar e comprovar que adotamos as técnicas de produção mais avançadas do mundo e que a carne de porco que se vende em Portugal obedece às mais rigorosas regras de segurança alimentar e bem-estar animal”.

A campanha Let’s Talk About Pork From Europe decorre em vários suportes publicitários, como televisão, outdoor e online, apostando também nas redes sociais, tendo em conta que se dirige essencialmente a públicos alvo jovens. O investimento total previsto para o mercado português é de 1,4 milhões de euros.

Saiba mais em: http://letstalkabouteupork.com/

Sobre o consumo de carne de Porco em Portugal:

A carne de porco é a fonte de proteína animal preferencial dos portugueses, com um consumo de 44 kg/hab/ano. O setor da suinicultura contribui para o PIB nacional com um volume de negócios agregado superior a mil milhões de euros e emprega mais de 50.000 trabalhadores. É também responsável pela fixação de populações em meios rurais, evitando a desertificação de algumas das regiões mais carenciadas do país.

Comente este artigo
Anterior Metade dos portugueses considera comprar produtos nacionais “um dever”
Próximo The European Commission must not greenwash the Common Agricultural Policy

Artigos relacionados

Últimas

Governo aprova requisição civil dos motoristas de matérias perigosas em greve

O Governo aprovou, por via electrónica, uma resolução do Conselho de Ministros que “reconhece a necessidade de proceder à requisição civil dos motoristas em situação de greve, […]

Sugeridas

Geada destruiu culturas em Valpaços

[Fonte:RTP notícias]
Está comprometida, a produção de vinhos e de frutas, este ano, em Valpaços. Os agricultores falam em milhares de euros de prejuízos. […]

Nacional

Governo aprova novo projecto de regadio

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural aprovou um novo projeto de regadio integrado do Programa Nacional de Regadios (PNRegadios). […]