UE/Presidência: Ministros da Agricultura e das Pescas presidem hoje a reuniões com homólogos

UE/Presidência: Ministros da Agricultura e das Pescas presidem hoje a reuniões com homólogos

Os ministros da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e do Mar, Ricardo Serrão Santos, presidem hoje aos respetivos conselhos informais com os homólogos da União Europeia (UE), em formato de videoconferência devido à pandemia de covid-19.

A agenda das Pescas é dominada pelo lançar das negociações entre Bruxelas, conduzidas pela Comissão Europeia, e o Reino Unido para chegar a um acordo sobre os totais admissíveis de capturas e respetivas quotas nacionais para as unidades populacionais partilhadas.

Segundo fonte diplomática, os vários Estados-membros vão indicar as respetivas prioridades, dando orientação para as negociações entre Bruxelas e Londres.

No que respeita à Agricultura, a reunião será em grande parte dedicada a debater a nova Política Agrícola Comum (PAC 2021-2027), estando na agenda os planos estratégicos que cada Estado-membro deve apresentar à Comissão e o novo modelo de prestação da PAC, que confere aos Estados-membros mais responsabilidade na definição das prioridades nacionais e tem ênfase nos resultados.

Este novo modelo de prestação só entrará em vigor em 2023, estando vigentes desde 01 de janeiro regras transitórias que permitem, entre outras medidas, a manutenção do pagamento das ajudas aos agricultores.

Comente este artigo
Anterior 12ª edição do Concurso Nacional de Mel - 11 e 12 de março
Próximo Pascal Canfin: “É preciso ‘esverdear’ os modelos e as práticas agrícolas na UE

Artigos relacionados

Comunicados

Acordo com o SETAAB introduz alterações ao CCT em vigor e atualiza tabela salarial e outros rendimentos para 2020

Após negociações prolongadas, a CAP chegou hoje, dia 11 de Março, a acordo com o SETAAB para atualização do CCT entre as ambas partes […]

Newsletters

Newsletter GPP | + Flash nº 40 – fevereiro 2020

Encontra-se disponível a Newsletter do GPP + Flash – Edição n.º 40 de fevereiro de 2020 
Aceda aqui 
Consulta das edições disponíveis  […]