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– 04-03-2013 |
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UE: Indica��es Geogr�ficas valem cerca de 54 mil milhões de eurosA Comissão Europeia publica hoje um estudo que analisa o valor do sistema de protec��o de denomina��o da UE para todos os produtos agr�colas e alimentares ("indica��es geogr�ficas" ou "IG"), incluindo vinhos e bebidas espirituosas. 60% das vendas de produtos IG europeus teve lugar no país de onde são origin�rios, enquanto 20% ocorreram em países da UE e outros 20% foram exportados para fora da UE. As exporta��es extra-UE representaram cerca de 11,5 mil milhões de euros, destinadas principalmente aos EUA (30%), Su��a e Singapura (7% cada), Canad�, China, Jap�o e Hong-Kong (6% cada). Dacian Ciolos, Comissário europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, saudou os resultados: "As nossas IG valem 54,3 mil milhões de euros em todo o mundo, e que representam 15% do total das nossas exporta��es de alimentos e bebidas. Isto mostra a sua import�ncia para a economia da UE e a relev�ncia dos nossos esfor�os para promover e defender este sistema. As IG são determinantes para a gera��o de valor acrescentado local – e para os empregos. Tornam vi�veis a agricultura em áreas rurais e o novo Regulamento de Qualidade, que recentemente entrou em vigor, vai refor�ar isto ainda mais. "Durante o período 2005-2010, os vinhos representaram 56% de todas as vendas de produtos agr�colas e alimentares com um nome protegido produzidos na União Europeia (30,4 mil milhões �), os produtos agr�colas e g�neros aliment�cios 29% (15,8 mil milhões �), as bebidas espirituosas 15% ( 8,1 mil milhões �) e os vinhos aromatizados 0,1% ( 31,3 milhões �). O estudo Também analisa a valoriza��o do valor dos produtos com IG, ou seja, a valoriza��o que uma IG pode esperar no mercado, em compara��o com produtos similares sem IG. Em média, estimou-se que os produtos IG foram vendidos 2,23 vezes mais caros, em compara��o com os produtos sem IG. Fonte: Europa
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