Trabalho da In Loco no combate à desertificação volta a ser premiado pelas Nações Unidas

Trabalho da In Loco no combate à desertificação volta a ser premiado pelas Nações Unidas

A Associação In Loco recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o galardão “Dryland Champions 2016” (Campeões das Zonas Áridas), atribuído pela Comissão Nacional de Combate à Desertificação.

Esta é uma iniciativa das Nações Unidas que distingue, anualmente, indivíduos, organizações ou empresas que tenham dado contributos práticos e relevantes para a gestão sustentável das terras.

Segundo a In Loco, esta distinção foi atribuída pelo trabalho desenvolvido no âmbito de vários projetos como  a promoção de hortas urbanas no Algarve, «que tem permitido a ocupação de terrenos devolutos para fins produtivos, com recurso à prática da agricultura biológica», a organização de circuitos curtos de produção e consumo de agroalimentares, como os mercados locais e o PROVE, e o combate ao desperdício alimentar.

Apesar de o galardão ter sido atribuído com base nestes projetos, a In Loco considera que «este prémio é fruto do trabalho de 28 anos da Associação no interior do Algarve. Este reconhecimento não distingue somente a entidade mas também as populações locais e as entidades que ao longo deste tempo têm trabalhado em conjunto connosco».

Esta distinção recebida pela In Loco tem o lema “Eu sou Parte da Solução” e foca-se «sobretudo nas pessoas, no seu empenho e esforços para promover e melhorar nas zonas áridas os meios de subsistência das populações e as condições dos ecossistemas afetados por desertificação e seca».

O programa “Dryland Champions” surgiu após a Conferência Rio +20, realizada em 2012, no Rio de Janeiro, no âmbito da qual as Nações Unidas reconheceram a necessidade de ações tendo em vista parar e reverter a degradação dos solos, enquanto recurso essencial à Vida.

Comente este artigo
Anterior Jerónimo desafia Estado a seguir exemplo de baldios da Lousã na gestão florestal
Próximo ANPROMIS: Filme do XI Congresso Nacional Milho 2017

Artigos relacionados

Últimas

Oferta de emprego – Técnico Superior – Engenheiro Agrónomo ou Florestal – Fafe

Descrição genérica das funções para a carreira/categoria de Técnico Superior: as constantes no Anexo à Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), […]

Últimas

Oferta de emprego – Diretor Geral – Viticultura – Évora

A ATEVA (Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo) é uma associação inserida no Território Vitivinícola do Alentejo, com diversas Delegações […]

Cotações ES

Los corderos se resisten a anotar subidas en los precios


En el sector de los corderos, la demanda no es alta pero tampoco lo es la oferta, con lo cual se alcanza un equilibrio de mínimos en este mercado, […]