Um novo estudo da IPSOS revela um fosso crescente no acesso à tecnologia entre pequenas grandes explorações agrícolas.
A Inteligência Artificial (IA) pode ser o principal fator de democratização no acesso à tecnologia na agricultura – afirma o Chief Information & Digital Officer da Syngenta.
Com a Plataforma Aberta Cropwise os programadores podem levar as suas inovações a mais de 70 milhões de hectares abrangidos pela Cropwise, tornando a agricultura digital mais acessível, fiável e inclusiva para os agricultores em todo o mundo.
A Syngenta, líder global em inovação agrícola, anunciou hoje que está a abrir a CROPWISE,™ uma plataforma digital agrícola alimentada por IA, a programadores de entidades terceiras em todo o mundo.
Com base no sucesso da Cropwise – que em apenas cinco anos transformou a gestão agrícola digital e agora engloba mais de 70 milhões de hectares de terras agrícolas em mais de 30 países – o lançamento da Plataforma Aberta Cropwise foi pensado para acelerar a transformação digital na agricultura e eliminar uma das maiores barreiras à inovação: o acesso.
Ao abrir a nossa base digital fiável à comunidade global de programadores, estamos a permitir que estes agentes de inovação integrem modelos agronómicos avançados em novas ferramentas e aplicações, ajudando os agricultores a beneficiar de tecnologias agrícolas mais inteligentes e conectadas.
Um novo estudo da IPSOS, realizado em parceria com a Syngenta, sublinha a urgência deste esforço. O estudo concluiu que o fosso digital na agricultura está a aumentar, com as explorações agrícolas maiores a avançarem na adoção de IA e de ferramentas digitais, enquanto os pequenos agricultores correm o risco de ficarem para trás. O mesmo estudo revelou que, enquanto os agricultores mais jovens estão a adotar a tecnologia, muitos agricultores mais velhos veem a IA como complexa ou inacessível, muitas vezes sem saber que já a estão a utilizar através de ferramentas como drones ou imagens de satélite. A confiança, o controlo dos dados e o sucesso na obtenção de resultados a nível local são as principais causas da adoção.
“O setor agrícola está em num ponto de viragem. As pressões climáticas, a volatilidade do mercado global e a necessidade urgente de adotar práticas agrícolas sustentáveis significam que a incorporação de tecnologia já não é opcional”, disse Feroz Sheikh, Chief Information & Digital Officer da Syngenta.
“A Plataforma Aberta Cropwise representa um passo significativo para colmatar a desigualdade que existe na adoção de tecnologia agrícola. Ao criar um ecossistema aberto que combina a nossa profunda experiência agrícola com recursos digitais de ponta, estamos a capacitar programadores de entidades terceiras a construir soluções baseadas na Cropwise. Os agricultores podem escolher as aplicações que melhor respondem às suas necessidades, sem prescindir do controlo sobre os seus dados».

Através dos seus fortes recursos de integração e do acesso aos serviços de agricultura digital da Syngenta, a Plataforma Aberta Cropwise permite que qualquer entidade do meio desenvolva aplicações baseadas em dados que visam responder aos desafios agrícolas do dia-a-dia. Os agricultores mantêm o controlo dos seus dados, tirando partido de um ecossistema de inovações e integrações que tem por base a plataforma Cropwise. Para a comunidade de programadores, a Plataforma Aberta Cropwise oferece uma oportunidade de aproveitar os recursos de IA e de aprendizagem de máquina da Syngenta e dados agronómicos reais, para oferecer as suas soluções numa escala sem precedentes.
“A IA pode ser o grande fator de demoratização de acesso à tecnologia na agricultura – mas apenas se for acessível e fiável”, acrescentou Sheikh. “Ao abrir a Cropwise, esperamos criar uma rede em que os agricultores estão no centro, garantindo que a inovação digital beneficia todos os agricultores, e não apenas os que têm grandes áreas ou maior capacidade económica”.
Fonte: Syngenta












































