Suinicultores obrigados a declarar porcos em agosto para controlo da doença de Aujeszky

Suinicultores obrigados a declarar porcos em agosto para controlo da doença de Aujeszky

[Fonte: SAPO 24]

“Durante o mês de agosto de 2019, os proprietários de todas as explorações de suínos são obrigados a declarar os efetivos que possuam, referidos ao dia um daquele mês”, lê-se no documento.

A Declaração de Existência de Suínos (DES) é uma medida sanitária inserida no âmbito do combate à doença de Aujeszky, também conhecida como pseudoraiva.

De acordo com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), o incumprimento desta declaração acarreta penalizações, ficando o produtor impedido de “emitir guias de trânsito de suínos”, através do iDigital, até que a situação esteja regularizada.

A DES poderá ser efetuada pelo produtor no portal do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) ou em qualquer departamento dos serviços de alimentação e veterinária regionais, bem como nas entidades protocoladas com o IFAP.

“Os dados referentes às declarações […] serão inseridos na aplicação informática do Sistema Nacional de Informação e Registo Animal pela entidade recetora ou diretamente pelo próprio produtor”, indicou a DGAV.

Os suinicultores são obrigados a proceder à declaração de existência três vezes por ano – abril, agosto e dezembro -, informando o número e categoria de animais que possuem.

A doença de Aujeszky pode afetar o sistema nervoso, respiratório e reprodutor dos porcos.

Este vírus pode também ser transmitido, através dos suínos, para outros animais.

Comente este artigo

O artigo Suinicultores obrigados a declarar porcos em agosto para controlo da doença de Aujeszky foi publicado originalmente em SAPO 24.

Anterior Castro Marim adopta medidas estratégicas para diminuição dos consumos de água
Próximo Brasil desenvolve tomate para vencer o desafio das altas temperaturas

Artigos relacionados

Nacional

O cabeça de lista do CDS no círculo de Setúbal, Nuno Magalhães, considerou esta quarta-feira, em Santiago do Cacém, que a aposta na produção agrícola “é vital e prioritária”, tendo em conta não só “o impacto para a economia do país”, como no “combate às alterações climáticas” e proteção do ambiente.

[Fonte: Rádio M24] O cabeça de lista do CDS no círculo de Setúbal, Nuno Magalhães, considerou esta quarta-feira, em Santiago do Cacém, que a aposta na produção agrícola “é vital e prioritária”, tendo em conta não só “o impacto para a economia do país”, […]

Nacional

Crédito Agrícola apoia agricultores e industriais na maior feira económica da região centro – EXPOFACIC

O Crédito Agrícola renovou mais uma vez o patrocínio à Expofacic – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede, que decorre entre 27 de Julho e 6 de Agosto, em Cantanhede.
O CA estará representado através de um stand, onde dará a conhecer a sua oferta universal de produtos e serviços. […]

Nacional

Presidente do Governo dos Açores realça condições da rede de matadouros da região

[Fonte: Açoriano Oriental]

O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, defendeu que a região tem uma rede de matadouros com condições para valorizar o setor da carne e reforçar a competitividade da agricultura açoriana.

“Com a inauguração deste novo matadouro da ilha Graciosa estamos a concluir um grande ciclo de investimentos neste tipo de infraestruturas na região”, […]