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– 22-12-2011 |
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SISAB 2012: A maior plataforma de produtos e marcas portuguesas para exportaçãoNos �ltimos anos, t�m sido os empres�rios que mais t�m repetido que a solu��o para Portugal sair da actual crise financeira e econ�mica passa pelas exporta��es. Talvez por isso, o ministro da economia e do emprego, �lvaro Santos Pereira, tenha estabelecido um objectivo ambicioso para o sector exportador portugu�s. "Portugal dever� ter a ambi��o de exportar cerca de 50% do PIB daqui a cinco anos", "chegando aos 70 ou 80% daqui a 20 anos", afirmou recentemente o ministro. Segundo os �ltimos n�meros, as maiores empresas exportadoras sediadas em Portugal t�m assistido a um refor�o significativo das vendas para os mercados externos, facto que � Também resultado do decl�nio do mercado nacional. As 500 maiores empresas exportadoras portuguesas, de acordo com os dados da Coface Portugal, conseguiram vender para os mercados internacionais perto de 10 mil milhões de euros a mais em 2010, quando comparado com o ano anterior Destas 500, 65 empresas vivem exclusivamente dos mercados externos. Promover o encontro entre as empresas portuguesas do ramo alimentar com o mercado internacional, centrando a sua estratégia de crescimento na internacionaliza��o, � exactamente o objectivo do SISAB Portugal – Sal�o Internacional do Sector Alimentar e Bebidas, que decorre de 27 a 29 de Fevereiro de 2012, no Pavilh�o Atl�ntico, em Lisboa. J� na sua 17� edição, o SISAB Portugal assume-se como uma plataforma privilegiada de neg�cios, s� para profissionais, que re�ne 1200 compradores vindos de 80 países e 400 empresas portuguesas exportadoras. Carlos Morais, administrador do SISAB Portugal, não tem d�vidas em afirmar que "o SISAB � a solu��o imediata para as empresas que pretendem exportar. No dif�cil contexto de um mercado nacional maduro e quase, diria esgotado, a exportação surge como hip�tese �nica para que se promova o crescimento das empresas. Ora o SISAB não � uma feira como as outras onde apenas se "vende" espaço de exposi��o. O SISAB promove efectivamente encontros de neg�cios, fruto da apresentação "cara a cara" entre os empres�rios portugueses e os futuros parceiros que v�m a Portugal expressamente para fazer neg�cios com empresas e marcas portuguesas. Por isso o SISAB cria oportunidades �nicas que as empresas reconhecem." Ao participar no Sal�o Internacional do Sector Alimentar e Bebidas, as empresas compradoras acedem � maior plataforma de neg�cios na área dos produtos alimentares em Portugal, degustando mais de tr�s mil produtos provenientes de 28 sectores. Na 17� edição do SISAB Portugal, 400 empresas nacionais mostram os seus produtos e marcas a 1200 compradores estrangeiros, representativos de 80 países e das maiores cadeias internacionais, como por exemplo, Harrods, Walmart, P�o de A��car e Le Roy (Brasil), Halows (Jap�o), Royal Food (EUA), Inco Danmark (Dinamarca), Cora Luxembourg (Luxemburgo) e Match Supermarch� (B�lgica). Entre as empresas portuguesas a apresentar os seus produtos/marcas encontram-se a Delta, Primor, Nobre, Sagres, Super Bock, Sumol, Compal, Cerealis, Herdade do Espor�o, Sogrape, Imperial, Ferbar, Vimeiro, Lactogal, Cofaco, Azal – Azeites do Alentejo, Bacalhoa, Carmim, Gelpeixe, Licor Beiráo, Riberalves, Salud�es, Izidoro, Vieira de Castro, Saloio, Vimeiro, Caves da Raposeira, Dan Cake, Aveleda, entre muitas outras. O esfor�o da organiza��o para diversificar os mercados exportadores teve o seu eco em países emergentes como a Rússia, L�bia, Arg�lia, Dubai, Marrocos, Jap�o, EUA, Brasil, China e PALOP. Numa altura em que a crise nacional pesa em demasia nos n�meros das empresas nacionais, o SISAB Portugal assume-se como um oportunidade de neg�cio, que re�ne os mercados tradicionais de destino de muitos produtos portugueses, mas Também outros que podem constituir-se como alternativas aos gigantes europeus para a sa�da de produtos. Com o mercado interno fragilizado, as empresas portuguesas procuram retrabalhar os mercados tradicionais, ao mesmo tempo que apostam em novos mercados e na fileira da exportação. Pa�ses como Angola, Mo�ambique e Brasil, entre outros, vivem em contraciclo, imunes � crise, e, por isso, continuam a ser boas apostas para os exportadores portugueses. Paralelamente, as empresas nacionais aumentam Também as exporta��es para países extra-comunitários, desafiando novos mercados e contrariando a depend�ncia face aos clientes habituais. As maiores empresas exportadoras nacionais j� vendem 35,3% dos seus produtos e serviços para mercados extra-comunitários num valor superior a 9,6 mil milhões de euros. União Europeia, Angola, Estados Unidos da Am�rica e Brasil são os principais mercados de destino dos produtos portugueses. além de Angola, mercado que continua em destaque, outros mercados come�am a assumir-se como protagonistas e enquanto mercados emergentes mais significativos para Portugal: Brasil, Rússia, China, Hong-Kong, Jap�o, Macau e regi�o do Magrebe. Marrocos, China, Jap�o, estánia, Litu�nia, M�xico, Pol�nia, Hungria, Eslov�quia, Brasil, PALOP, Su�cia, Noruega, Finl�ndia, Inglaterra, República Checa, Venezuela, It�lia, Fran�a, �ustria, Estados Unidos, Canad�, Alemanha, Ar�bia Saudita, Dinamarca, entre outros, são alguns dos países de elevado potencial econ�mico j� presenças ass�duas no SISAB. são sectores como o vinho, as bebidas, frutas, lactic�nios, agro-alimentar, azeite, pescado, do�aria, especiarias e, mais recentemente, produtos biol�gicos e diet�ticos, os mais solicitados por quem visita o país � procura de boas oportunidades de neg�cio. Angola, Fran�a, Sui�a, Luxemburgo, B�lgica, Brasil e Estados Unidos são os países que mais compram no SISAB, muito devido � forte presença de portugueses no seu territ�rio. Fonte: Lusa
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