A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) é uma associação sócio profissional que tem por objectivos a defesa e a representação do sector agrícola de modo a salvaguardar os interesses económicos dos agricultores e proprietários agrícolas, bem como a promover o desenvolvimento rural e a preservação dos recursos naturais.
Fundada em 1975, a CAP é o parceiro social que representa os agricultores portugueses. É a organização privada de agricultores mais representativa em Portugal, tendo 240 organizações filiadas que cobrem todo o território, incluindo Açores e Madeira. Na UE, a CAP é filiada no COPA/COGECA e no GEOPA e tem uma representação permanente em Bruxelas.
Entre as atribuições da CAP, destacam-se:
- representar, perante as entidades públicas, privadas ou sindicais, nacionais ou estrangeiras, os interesses dos agricultores e da agricultura nacional, em colaboração com as organizações de agricultores filiadas;
- prestar apoio e assistência técnica, económica e jurídica aos agricultores;
- promover e apoiar a investigação tecnológica, bem como a formação dos agricultores e dos dirigentes e técnicos das organizações de agricultores.
← Voltar