Metade do país está em seca severa e a outra metade em seca extrema. Cinco municípios já admitem cortes no fornecimento de água durante a noite.
No concelho de São João da Pesqueira, em Viseu, a barragem da região está com níveis muitos baixos, o que obrigou à adoção de medidas de urgência até porque a barragem de Ranhados abastece também Vila Nova de Foz Côa e a Mêda (ambas no distrito da Guarda).
Se não adotarmos medida nenhuma, em setembro ou meados de setembro não vamos ter água na rede. Portanto, essas medidas já foram adotadas e espero que não cheguemos a esse ponto, diz o autarca Manuel Cordeiro
As medidas preventivas permitiram reduzir em cerca de 20% o consumo de água no município. À população foi pedido, por exemplo, para usar a água da rede apenas para consumo doméstico e não em sistema de regas ou piscinas.
Também às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), que até agora não pagavam a fatura da água, foi pedido que começassem a contribuir com a tarifa social.
Mas este não é um problema exclusivo de São João da Pesqueira. A seca atravessa, sem exceção, todo país. Mais de 20 municípios têm recorrido a […]
Discussão sobre este post